Maio Laranja: MP-AP participa de Roda de Conversa sobre prevenção ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes, em Ferreira

A Promotoria de Justiça do Ministério Público do Amapá (MP-AP) de Ferreira Gomes participou, na quinta-feira (26), na Escola Municipal Jacy Torquato, de uma Roda de Conversa sobre Combate à Exploração Sexual Infanto-juvenil com alunos do educandário. O encontro, promovido pelo Conselho Tutelar do município, foi em alusão ao 18 de maio, data que é celebrado o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

Na oportunidade, a promotora de Justiça Samile Alcolumbre e conselheiros tutelares da cidade que integram a Rede de Proteção à criança e ao adolescente, explicaram aos estudantes, professores e demais presentes, a diferença de abuso sexual e exploração sexual, além da forma de prevenção e combate ao crime, bem como os necessários cuidados posteriores com as vítimas. Ainda durante o evento, foram distraídos cartazes e folhetos sobre o assunto, bem como o número dos órgãos de proteção para recebimento de denúncias, que podem ser anônimas.

Sobre a data

O Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, determinado oficialmente pela Lei 9.970/2000, faz alusão à memória da menina Araceli Crespo, de oito anos de idade, que foi sequestrada, violentada e assassinada em 18 de maio de 1973.

Denuncie

Além da prevenção, o combate a essa realidade exige que os casos sejam denunciados. Portanto, se souber de algum caso de violência sexual infantil, procure o Ministério Público, Tribunal de Justiça, o Conselho Tutelar, delegacias especializadas, polícias militar, civil, federal ou rodoviária e ligue para o Disque Denúncia Nacional, de número 100.

Você pode agir. Proteja nossas crianças e adolescentes. Faça bonito e disque 100.

Serviço:

Assessoria de Comunicação do Ministério Público do Amapá
Núcleo de Imprensa
Gilvana Santos – Coordenação
Texto: Elton Tavares.
E-mail: [email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *