Mais de 2.500 visitas domiciliares são feitas no dia D de combate ao Aedes

A Prefeitura de Macapá executou nesta quarta-feira, 1º de fevereiro, mais uma ação de combate ao Aedes aegypti. Desta vez o dia D ocorreu no centro da cidade, apontado pelo Levantamento de Índice Rápido de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa) como um dos bairros com alto risco para a infestação do transmissor da dengue, zica vírus e das febres chikungunya e amarela urbana.

Ao todo, 150 agentes de endemias e 20 soldados do Exército Brasileiro visitaram 2.546 casas. Eles contaram com a participação de servidores da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitacional (Semduh). Nas inspeções, 35 residências apresentaram foco do mosquito, 294 deixaram de ser vistoriadas por estarem fechadas e em 15 houve a recusa do proprietário para a realização da vistoria.

“Ainda encontramos muitas casas fechadas e a resistência de alguns moradores, que não permitem a entrada dos agentes de endemias. Esses precisam entender que não prejudicam somente nosso trabalho, mas comprometem a saúde de um bairro inteiro. O combate ao mosquito nesse período de chuvas é árduo e a população precisa entender que esse não é dever só da prefeitura, e sim de todos”, ressaltou o coordenador do Programa Municipal de Combate à Dengue, Kilder Vidal.

A dona de casa Lucia Santos teve a residência vistoriada e tida como ambiente livre do mosquito. “Temos uma grande preocupação em manter nossa casa organizada e livre de qualquer objeto que possa acumular água. Tenho muitos vasos de plantas, todos são furados e com areia nos pratos. Mesmo assim, diariamente monitoro para garantir que não acumule água. Faço isso pela saúde de minha família e dos vizinhos”.

Além das atividades de combate, uma blitz educativa foi feita na Rua Hamilton Silva, onde os condutores receberam material explicativo sobre as formas de evitar a proliferação do Aedes e como fazer a vistoria semanal no terreno da casa.

Jamile Moreira/Asscom Semsa
Contato: 99135-6508

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *