Mais de 500 atletas participam do Campeonato Brasileiro regional de judô sediado em Macapá

Iniciou no sábado (1) o Campeonato Brasileiro regional de judô. O evento reúne 547 atletas. Desse total,179 são lutadores amapaenses. Este é o segundo ano que o evento acontece na capital e a primeira vez que recebe apoio da Prefeitura de Macapá, através da Coordenadoria Municipal de Esporte e Lazer (Comel).

“O esporte é responsável por formar o caráter das pessoas. E nossa gestão vem atuando com intuito de contribuir e proporcionar que esses jovens possam ter oportunidade de disputar um campeonato padrão nacional. Não tenho dúvida que essa fase será de extrema importância na carreira de cada um”, destacou o chefe do executivo municipal, Dr. Furlan, durante sua fala na abertura do evento.

Além do Amapá, 5 estados também estão compondo esta competição: Maranhão, Piauí, Pará, Roraima e Amazonas.

” Os atletas estão concorrendo ao ranque nacional e outros para seletiva do campeonato brasileiro nacional. Além disso, a vinda dos desportistas fomenta a economia local. São famílias, técnicos e atletas que aproveitam a ocasião para conhecer a cultura do nosso estado”, destaca o coordenador da Comel, Bruno Igreja.

Neste primeiro dia, a emoção tomou conta dos familiares, técnicos e atletas que vibraram na arquibancada. “A gente tenta motivar o máximo, sabemos do nervosismo e que esse apoio é fundamental”, destaca Felipe Medeiros, amigo de uma das atletas do Amapá.

Para o técnico da Federação Amapaense de Judô, Fábio Lins, o apoio nada mais é do que uma forma de incentivá-los a persistir. “Precisamos estimular o atleta em todos os momentos, ensinar que quem perde não deve baixar a cabeça e que cada um precisa dar sempre o melhor de si, para alcançar suas conquistas, ou seja, é trabalhar para não desistir do esporte”, disse.

Médica, Cristiane Lopes, veio do Amazonas apoiar a filha Isadora de 11 anos, que disputa pela primeira vez o campeonato regional no Amapá.

“Não tenho palavras para descrever esse momento, a emoção toma conta da gente. Desde os quatro anos ela pratica judô e foi por decisão própria que ela veio participar desse campeonato. Isadora tem sangue de judô na veia”, brincou sorridente.

O atleta amapaense, Plinio Berg, de 11 anos, levou para casa a medalha de segundo lugar no sub-13.

“Estou muito feliz, através esporte comecei a ter disciplina, espero alcançar outras vitorias”, disse o garoto.

Amapaense, Hadassa Oliveira, de 10 anos, levou para casa medalha de ouro no sub-13. Esse é o terceiro campeonato que ela participa. “Minha mãe incentivou minha entrada no esporte e agora meu sonho é viajar e competir em outros estados, ganhar mais medalhas”, afirma.

Yure Gabriel, de 12 anos, veio do Amazonas o jovem diz que a sensação é de dever cumprido.

“Meu objetivo era vencer, dei o melhor de mim no tatame e o resultado foi justamente o esperado, venci. São quatro anos de dedicação e agora é continuar seguindo o sonho de ser campeão olímpico de judô” contou emocionado.

A competição conta com a participação especial do 1º Campeão mundial de judô e 1º bicampeão da América Latina, João Derly.

Texto: Ana Cleide Torres
Foto: Jesiel Braga/PMM
Coordenadoria Municipal de Esporte e Lazer

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *