Mais Médicos: novos profissionais reforçarão saúde do município de Macapá

A prefeitura da capital do Amapá recebeu mais 20 profissionais do programa do Governo Federal Mais Médicos. Nesta sexta-feira, 27, o prefeito Clécio Luís participou da cerimônia de recepção dos médicos. Participaram do evento o deputado federal André Abdon; vereador Antônio Grilo; Roberta Monteiro, apoiadora descentralizada do Mais Médicos; Roseane Pereira, coordenadora de Políticas de Atenção à Saúde da Secretaria de Estado da Saúde; e Bráulio França, da coordenação do curso de Medicina da Unifap.

A subsecretária de Ação em Saúde, Tânia Vilhena, falou da carência de médicos. “Sabemos que a população é carente desses profissionais, por isso, a importância dessa equipe compor o quadro da prefeitura”, disse. Eles atuarão nas equipes de saúde da capital, UBS’s e em distritos onde há necessidade, em decorrência da dificuldade de acesso a essas localidades.

O deputado André Abdon destacou as dificuldades enfrentadas pelos médicos que se formaram fora do país. “Sei que tem uma amapaense no meio desses 20. Para mim, é uma grata satisfação participar deste momento que começou quando o prefeito Clécio me procurou em Brasília para ajudar na vinda desses profissionais”, contou.

Cinquenta médicos fazem parte do programa. Destes, 41 brasileiros e nove cubanos. “Hoje, recebemos 20 novos médicos que irão atuar em Macapá [capital e distritos]. Três irão para o Bailique e os demais serão distribuídos em 11 unidades. Diferente dos demais, estes são brasileiros que se formaram fora do país. Esperamos que eles se adaptem e que possam ser profissionais e melhorem ainda mais a saúde de Macapá”, finalizou o prefeito Clécio Luís.

O Programa Mais Médicos faz parte de um pacto de melhoria do atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), que prevê mais investimentos, além de levar médicos para regiões onde há escassez e ausência de profissionais.

Adryany Magalhães
Assessora de comunicação/PMM
Fotos: Max Renê

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *