Marabaishow: CD de marabaixo é lançado durante Equinócio da Primavera nesta sexta

A programação cultural do Equinócio da Primavera nesta sexta-feira, 22, vai sediar o lançamento do disco “Marabaishow”, que reúne 20 canções de marabaixo e congrega 20 artistas amapaenses do seguimento. O álbum foi produzido pelo Movimento Nação Marabaixeira com apoio do Governo do Amapá e o show de apresentação acontece a partir das 18h, no Monumento Marco Zero do Equador.

Segundo o coordenador o Movimento Nação Marabaixeira, Carlos Pirú, a gravação faz parte de um projeto que visa levar a musicalidade do marabaixo para as escolas, podendo ser utilizada no desenvolvimento de projetos culturais, apresentações e outras finalidades acadêmicas.

“Nosso maior objetivo com esse CD é incentivar nossos estudantes e a comunidade em modo geral a conhecer mais da nossa cultura do marabaixo, através da música. Desse modo também apresentamos nossos artistas que cantam marabaixo”, disse.

A produção recebe o apoio da Secretaria Extraordinária de Políticas para Afrodescendentes (Seafro), já que o marabaixo faz parte do legado cultural das populações de raiz africana do Amapá.

“Temos o compromisso de apoiar os segmentos de difundem a cultura do Estado e não seria diferente com esse projeto, que tem como objetivo registrar e disseminar a musicalidade do marabaixo para o Amapá e fora do Estado”, declarou a secretária Núbia Souza.

As comunidades de Torrão do Matapi, Mazagão Velho, Igarapé do Lago, Curiaú, Maruanum e também de bairros tradicionais de Macapá, como o Laguinho e Favela, que realizam o ciclo do Marabaixo anualmente, fazem parte da composição do disco.

O trabalho musical apresenta 13 produções inéditas, além de sete músicas de domínio público, já bastantes conhecidas do povo amapaense. O CD Marabaishow, poderá ser adquirido durante o evento pelo valor simbólico de R$ 20.

Quem for prestigiar a programação do equinócio poderá acompanhar diversas apresentações com os artistas que compõe o disco, além das atrações Arauto do Axé e roda de capoeira. Durante o evento também haverá venda de comidas típicas e a tradicional gengibirra, bebida feita artesanalmente e comum nas rodas de marabaixo. O evento encerra às 22h30.

Fonte: Diário do Amapá

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *