Marcelo Cândia: Prefeitura de Macapá entrega mais uma UBS reformada na zona norte da capital

A Prefeitura de Macapá entregou na tarde desta terça-feira, 22, a Unidade Básica de Saúde Marcelo Cândia. A UBS foi totalmente reformada com recursos no valor de R$ 800 mil do Tesouro municipal. O prédio passou por serviços de reforma geral na parte hidrossanitária, física, com a instalação de novas esquadrias das janelas, troca do forro, recuperação do telhado e de toda a instalação elétrica e hidráulica, além de pintura e instalação de uma sala de raio-X.

“Essa é uma unidade referência para os moradores da zona norte da cidade. Estou muito feliz em devolver essa UBS funcionando e equipada para os cidadãos, ainda mais porque ela tem uma sala de raio-X, que beneficiará e muito a população de Macapá”, frisou o prefeito Clécio Luís.

A UBS já está em funcionamento para atendimento de pacientes suspeitos e confirmados da Covid-19. Já a unidade Álvaro Corrêa voltará a realizar atendimento de atenção básica na próxima semana. Com essa entrega, a gestão municipal contabiliza o 72° equipamento de saúde entregue desde o início da gestão do prefeito Clécio, entre unidades de saúde que foram inauguradas, reinauguradas, reformadas e ampliadas. A UBS funcionará 24 horas.

“Eu sempre lutei muito pelo meu bairro e nessa gestão conseguimos muitos avanços graças ao olhar e carinho dos servidores da prefeitura e do prefeito Clécio. Hoje, eu recebo essa UBS como um grande presente de aniversário”, comentou o seu Edvaldo de Jesus Ribeiro, representante da comunidade do bairro Jardim Felicidade 2.

A nova UBS tem banheiros masculino e feminino, direção, consultórios médico e de enfermagem, espaços de repouso, sala de expurgo, sala de esterilização, sala de curativos, sala de observação, espaço de espera, consultórios, protocolo, acolhimento, sala de injetáveis, farmácia, estoque de medicamentos, laboratório, depósito, depósito de resíduo hospitalar e copa.

Sala de raio-x

A grande mudança e novidade da UBS é a sala de raio-X. O espaço conta com um aparelho de radiologia digital que diminui o tempo de espera, aumentando a produtividade. O raio-X permite otimizar o fluxo de trabalho em até 60% frente aos sistemas convencionais. A imagem pode ser obtida em até três segundos.

Secretaria de Comunicação de Macapá
Cássia Lima
Assessora de comunicação
Fotos: Max Renê

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *