Material para fomentar projeto de educação ambiental foi entregue para Seed

O projeto Escola Verde – Horta Escola e Empreendedorismo foi implementado por meio de Termo de Transferência da Promotoria de Defesa do Meio Ambiente, Conflitos Agrários, Habitação e Urbanismo (Prodemac) e Centro de Apoio Operacional do Meio Ambiente (Caop/AMB), com material para suporte e execução. A entrega do material ocorreu nesta sexta-feira, 20, por parte de assessores técnicos da Promotoria, para técnicos da Secretaria de Educação do Amapá (Seed).

Desde 2017 a Prodemac e Caop/AMB firmaram parceria com o Governo do Estado, através da Seed, para que o projeto de educação ambiental e incentivo ao empreendedorismo seja ampliado. O projeto Escola Verde é uma iniciativa da Unidade de Educação Ambiental (UEA) da Seed, e estimula a produção de alimentos em hortas escolares, preparadas e cuidadas por alunos, sob a orientação de professores. Através da parceria, a Prodemac e Caop/AMB convertem Termos de Ajustamento de Conduta Ambiental (TAC) em material para dar suporte para o projeto.

Em fevereiro foram doados para a Seed carrinhos de mão, adubo, sementes, enxadas, mangueiras para água, ancinhos, encanação e dragas. Na etapa de hoje, a Prodemac repassou 3 mangueiras para irrigação, 11 cavadeiras com cabo, 16.15m de sombrite, 14 pazinhas, 442 kg de calcário, 71 sacos de adubo orgânico, 50m de tela, 4 dúzias de tábuas de pracuúba e 50 sacos de esterco de gado. Este material será utilizado para expansão e manutenção do projeto, que atualmente é executado em mais de 20 escolas.

O incentivo a projetos de educação ambiental é uma das ações de apoio do Ministério Público do Amapá (MP-AP) através da Prodemac e Caop/AMB, como forma de formar cidadãos com consciência sobre sua responsabilidade com o meio ambiente, a fim de reduzir os danos contra a natureza e contra a própria humanidade. Para garantir o incentivo, algumas multas, resultado de crimes ambientais estabelecidas em TAC e Ações Civis Públicas são revertidas em material que atende à demanda de projetos e ações de educação ambiental que são protocolados na instituição ministerial.

SERVIÇO:

Mariléia Maciel
Assessoria técnica da Prodemac

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *