Maurício Gomes e Nonato Leal, juntos no Teatro das Bacabeiras

IMG-20160121-WA0021

O concerto musical denominado ‘Violão Brasileiro’ formado pelos violonistas Mauricio Gomes e Nonato Leal, interpretará alguns dos maiores clássicos da Música Popular Brasileira dentre eles Villa Lobos, Pixinguinha, Tom Jobim e outras lendas.

A apresentação está marcada para está sexta-feira, 22, a partir das 20h, no Teatro das Bacabeiras. Os ingressos poderão ser adquiridos na hora do evento no valor de R$ 10.

Histórico de Maurício Gomes

Iniciou seus estudos de violão aos 12 anos, formando-se em Licenciatura em Educação Artística com Habilitação em Música pela Universidade do Estado do Pará (UEPA) e em violão pelo Conservatório Carlos Gomes, onde realizou seus estudos com o professor Salomão Habib. Foi 1º colocado da categoria juvenil e premiado como “Destaque do Concurso” no IX Concurso Nacional Souza Lima, realizado em São Paulo; 1º colocado do Concurso de Violão Clássico em Belém e 2º colocado no III Concurso Internacional José Tomás na Espanha. Entre os anos de 2003 e 2004 foi professor de violão no Conservatório Carlos Gomes em Belém. Posteriormente transferiu-se para Barcelona (Espanha) e ingressou na Escola Superior de Música de Catalunya, onde estudou com Zoran Dukic e Àlex Garrobé. Ofereceu concertos no Brasil e também em Portugal, Espanha e Alemanha.

Em seus recitais, tem dado ênfase aos compositores brasileiros, inclusive realizando primeiras audições de obras, como a suíte “Violão, por quem choras?”, a ele dedicada pelo compositor carioca Nestor de Hollanda Cavalcanti. Dentre suas atuações, destaca-se a participação no Concerto à Brasileira, realizado em 2009 na Embaixada do Brasil em Berlim (Alemanha), tocando ao lado dos músicos Wilfried Berk e Elizabeth BerkSeiz.

Entre 2010 e 2012 foi novamente professor contratado do Conservatório Carlos Gomes. Cursou o Mestrado em Música na Universidade de Aveiro, sob a orientação dos professores Paulo Vaz de Carvalho e Pedro Rodrigues. Foi professor de violão no Conservatório David de Sousa (Portugal). Atualmente é professor de violão do Conservatório Carlos Gomes.

Mariléia Maciel – Jornalista

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *