Mazagão Velho: Tudo pronto para o ponto alto da Festa de São Tiago

s_o_tiago
Foto: Márcia do Carmo

Os preparativos para o ponto alto da festa de são Tiago, que ocorre nesta sexta, 24, estão bem adiantados.

A prefeitura de Mazagão já realizou a limpeza da vila de Mazagão Velho com serviços de capina e reforma do balneário com a recuperação das barracas e tablado de madeira que dá acesso ao rio.

A praça de alimentação já está funcionando, e os artesãos e vendedores ambulantes estão alojados em barracas num espaço para os empreendedores. E o palco para os shows, já foi montado, assim como o altar para missa campal, que acontece nesta sexta-feira, 24 de julho.

Os moradores estão envolvidos na preparação da cidade, pintando as suas casas, limpando os quintais para receber os visitantes.

cirio_juramento_002
Foto: Gabriel Penha

As roupas dos personagens que vão participar da encenação da batalha entre mouros e cristãos estão sendo confeccionadas num atelier que funciona no ponto de cultura Raízes do Marabaixo.

As máscaras, para o tradicional baile já estão prontas. As formas são feitas de barro e toda a base com jornais e revista coladas com goma de tapioca. As máscaras são produzidas há mais de vinte anos na casa de seu Elizá que conta com a ajuda dos filhos e da esposa.

As comemorações de São Tiago iniciaram no dia 16 de julho. E todos os dias, ao meio dia, as crianças da vila e adolescentes participam da dança do Ruminê. Neste horário eles visitam as casas dos personagens que vão representar são Tiago, são Jorge, e o menino Calderinha, para fazer a dança da vitória da batalha em que os cristãos venceram os mouros.

Fonte: Diário do Amapá.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *