Meio Ambiente: PGJ do MP-AP ministra aula na pós-graduação promovida pela Escola Judicial do TJAP

A procuradora-geral de Justiça do Ministério Público do Amapá (MP-AP), Ivana Cei, ministrou aula virtual, nesta segunda-feira (20), no curso de pós-graduação “Gestão e Aplicação da Justiça no Desenvolvimento Humano”, promovido pela Escola Judicial do Amapá (EJAP). A PGJ ministra a disciplina “Meio Ambiente e Desenvolvimento Humano” com carga horária de 20h/aula, no período de 20 a 24 de setembro de 2021.

O coordenador técnico do Curso, desembargador Carmo Antônio, e a servidora do Tribunal de Justiça do Amapá (Tjap) e coordenadora-geral do Programa de Pós-Graduação, Ângela Martins, deram as boas-vindas à procuradora-geral de Justiça do MP-AP convidada para compor o colegiado de professores, mestres e doutores, para a especialização.

“Não preciso falar da representatividade feminina da doutora Ivana Cei, que hoje é a gerente máxima de um órgão do MP de nível nacional. É muito importante ter a senhora no nosso grupo de professores, que está tirando um tempo precioso para poder compartilhar com a EJAP e, especialmente com os alunos que fazem essa pós-graduação, os seus conhecimentos. É um orgulho e prazer ter a senhora nos quadros da Escola Judicial do Amapá”, cumprimentou Carmo Antônio.

Ivana Cei agradeceu ao desembargador Carmo Antônio, à coordenadora-geral Ângela Martins e à escola por ter incluído a disciplina sobre meio ambiente, que é muito importante para o Estado do Amapá, para a Amazônia e para o Brasil.

“Esta é uma luta de muitos e muitos anos, para que a matéria ambiental faça parte do currículo, não só dos mestrados e pós-graduações, mas também do ensino fundamental. A EJAP traz esse apelo necessário para que nossos gestores vejam como é importante o meio ambiente para o desenvolvimento humano, para a vida. É uma satisfação e alegria estar aqui hoje com vocês”, manifestou Ivana Cei, na abertura da aula.

A disciplina que a PGJ ministra durante a semana, tem como objetivo: “Converter reflexão, discussão, troca de informações, experiências e boas práticas em matéria do Meio Ambiente e desenvolvimento humano, na qualificação, capacitação da formação de desembargadores, magistrados, servidores, colaboradores e o Poder Judiciário como um todo no aprimoramento da prestação jurisdicional em matéria de meio ambiente”.

Serão abordados temas, como: a cronologia histórica do meio ambiente; princípios formadores do Direito Ambiental; meio ambiente como direito humano; sustentabilidade; entre outros.

Currículo

Ivana Lúcia Franco Cei – é procuradora de Justiça do Ministério Público do Amapá, Doutoranda em Direito; Mestre em Direito Ambiental e Políticas Públicas; especialista em Direito Civil e Processo Civil; especialista em Direito Penal e Processo Penal; Curso Superior de Inteligência Estratégica – Escola Superior de Guerra – ESG; Professora Honorífica da Universidade Nacional Autônoma do México – Faculdade de Direito; Procuradora-Geral de Justiça do Estado do Amapá e presidente do Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais de Justiça dos Estados e da União (CNPG).

Sobre a EJAP

A Escola Judicial do Amapá é o órgão dedicado ao aperfeiçoamento profissional de servidores e magistrados do Tribunal de Justiça do Amapá (TJAP),

Serviço:

Assessoria de Comunicação do Ministério Público do Amapá
Gerente de Comunicação – Tanha Silva
Núcleo de Imprensa
Texto: Gilvana Santos
E-mail: [email protected]
Contato: (96)3198-1616

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *