Melhorias na gestão estadual serão apresentadas em Fórum de Boas Práticas

forum

As boas práticas implementadas na gestão estadual serão apresentadas durante o II Fórum permanente de Boas Práticas na Administração Pública, que será realizado nos dias 24 e 25 de maio. Desde o ano passado, o Governo do Amapá está trabalhando na melhoria da gestão dos órgãos, visando ofertar um serviço de maior qualidade e com menos recursos.

No fórum, o Executivo mostrará, na prática, o que está fazendo para melhorar a gestão pública. Um exemplo é a Agenda do Servidor, programa de governo executado pela Secretaria de Estado da Administração (Sead) desde março do ano passado. A Agenda visa manter uma mesa de conversa permanente com o servidor para melhorar a gestão e o atendimento à população. Este ano, o programa está voltado para a melhoria da qualidade de vida e produtividade do profissional.

Além da valorização, o programa trouxe como resultados a implantação do Sistema Integrado de Gestão de Recursos Humanos e Folha de Pagamento (SIGRH), utilizado para gerir informações funcionais como lotação, crescimento no serviço público, além de rodar a folha de pagamento.

Para gerenciar processos administrativos, foi implementada a Central de Licitações dentro do Sistema Integrado de Gestão Administrativa (Siga). Com o sistema, será possível gerir atividades de compra e cadastro de patrimônio.

A Secretaria trabalha, ainda, em projetos para educação financeira, preparação para aposentadoria, melhoria nos setores de Recursos Humanos de cada órgão estadual, capacitações e a implantação do portal do servidor, espaço criado para que o trabalhador não precise sair de casa para verificar sua situação. “Temos como meta para os próximos anos sermos referência em gestão pública”, afirmou a secretaria de Estado da Administração, Goreth Sousa.

Para a secretária, com uma gestão estratégica e efetiva é possível ofertar um serviço humanizado e melhorar o atendimento ao cidadão. “Com medidas simples conseguimos aumentar a produtividade e a efetividade no uso de recursos públicos”, ressaltou.

Na programação do fórum, o Executivo apresentará no último dia do encontro o projeto de implantação do Sistema Integrado de Controle Interno do Estado, que visa padronizar e organizar as informações relacionadas à fiscalização contábil, financeira, orçamentária, operacional e patrimonial das entidades de administração pública, respeitando a independência e especificidades de cada Poder. A experiência está em execução na Sead e será estendida aos demais órgãos estaduais.

Segundo o controlador-geral do Estado, Otni Miranda Júnior, a abordagem da palestra será voltada para a responsabilidade dos servidores no processo de controle interno. “Pela primeira vez, vamos discutir o papel das pessoas no monitoramento do Sistema de Controle Interno, afinal, eles serão os responsáveis pela avaliação dos riscos gerenciais e produção de informações estratégicas”, explicou.

O Fórum

O II Fórum Permanente de Boas Práticas na Administração Pública abordará o tema “Gestão de Pessoas”, com o objetivo de trocar experiências para a evolução na administração e melhoria na gestão nos órgãos públicos.

No ano passado, o governo destacou a entrega da senha do Sistema de Planejamento, Orçamento e Gestão (Siplag) a todos os Poderes, como exemplo, assegurando, com isso, a transparência na gestão estadual e possibilitando o acesso às informações da gestão orçamentária e financeira do Amapá em tempo real.

Os interessados em participar poderão inscrever-se gratuitamente na sede TRE, nos dois dias do Seminário ou pelo site do Tribunal, no endereço: http://www.tre-ap.jus.br/institucional/escola-judiciaria-eleitoral/eventos/inscricao-de-eventos

Assessoria de Comunicação do Governo do Amapá, com informações da Assessoria de Comunicação do TRE-Amapá

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *