Membros da administração superior do MP-AP acompanharam a posse virtual no STJ

A procuradora-geral de Justiça do Ministério Público do Amapá (PGJ/MP-AP), Ivana Cei, e o chefe de gabinete, João Furlan, acompanharam, na última quinta-feira (27), a posse do presidente e vice-presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministros Humberto Martins e Jorge Mussi, que irão conduzir a corte no biênio 2020-2022. A cerimônia foi realizada por videoconferência, com transmissão ao vivo pelo canal do STJ no YouTube.

Os magistrados também assumiram a presidência e vice-presidência do Conselho da Justiça Federal (CJF). Entre as autoridades presentes estavam o presidente da República, Jair Bolsonaro; o vice-presidente, Hamilton Mourão; os presidentes do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP) e da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ); o presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), ministro Dias Toffoli; e o procurador-geral da República, Augusto Aras.

O ministro Humberto Martins foi eleito por aclamação, em maio, e deixa a Corregedoria Nacional de Justiça pela presidência do STJ, em substituição ao ministro João Otávio de Noronha. Já o ministro Jorge Mussi deixa a 5ª Turma para ocupar a vice-presidência, substituindo a ministra Maria Thereza de Assis Moura, acumulando também o cargo de Corregedor da Justiça Federal.

“Magistratura forte, cidadania respeitada”, com essa expressão o presidente Humberto Martins encerrou seu discurso de posse, onde acenou para uma gestão participativa e agregadora, lembrando que o cidadão é o dono do poder e que a transparência e a sustentabilidade são imprescindíveis para o gestor público.

Perfil do presidente

O alagoano Humberto Martins é formado em direito pela Universidade Federal de Alagoas. É especialista em Direito Civil e em Direito Constitucional. Foi promotor de Justiça adjunto até 1982 e exerceu a advocacia até 2002, quando ocupou o posto de procurador do Estado de Alagoas. No mesmo ano, ingressou no Tribunal de Justiça alagoano como desembargador, pelo quinto constitucional da advocacia. Em 2006, tomou posse como ministro do Superior Tribunal de Justiça

Serviço:

Assessoria de Comunicação do Ministério Público do Amapá
Gerente de Comunicação – Tanha Silva
Núcleo de Imprensa
Texto: Gilvana Santos
E-mail: [email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *