Membros do MP-AP cumprem agenda em Brasília e firmam parcerias estratégicas visando o fortalecimento institucional

Em Brasília (DF), onde cumpre extensa agenda institucional, nos dias 13 e 14, a procuradora-geral de Justiça do Ministério Público do Amapá (MP-AP), Ivana Cei, acompanhada das promotoras Andréa Guedes e Socorro Pelaes ( do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco/MP-AP) e do promotor José Cantuária, presidente da Associação dos Membros do MP-AP (AMPAP), firma parcerias estratégicas para fortalecer a atuação do MP em diferentes áreas, com destaque para o enfrentamento às organizações criminosas.

Na última terça-feira (13), no Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), a procuradora-geral de Justiça, Ivana Cei, acompanhou a 15ª Sessão Ordinária do colegiado, quando foram debatidos temas relativos à atuação do MP em todo o país e firmados termos de cooperação técnica, que vão desde a Defesa dos Direitos Humanos até o acesso, por membros do MP, à plataforma MapBiomas Alerta, que permite o monitoramento da cobertura vegetal e do uso da terra no Brasil a partir de imagens de alta resolução.

Na sequência, Ivana Cei reuniu com o procurador-geral da República (PGR), Augusto Aras, dirigentes do órgão e procuradores-gerais de Justiça de outros MPs, para tratar de questões institucionais e avanços necessários ao fortalecimento do Ministério Público brasileiro, frente aos desafios da atualidade.

“Discutimos experiências exitosas, apresentamos o resultado da nossa gestão e os avanços significativos que estamos alcançando no Amapá, em diferentes níveis, graças ao trabalho conjunto realizado em todas as Promotorias do Estado, e aos projetos executados, muitos com apoio dos nossos órgãos superiores e resultado da execução de convênios, via Governo Federal, e recursos captados junto à nossa Bancada no Congresso Nacional. A luta por um Ministério Público cada dia mais forte é nossa prioridade e essa agenda em Brasília está rendendo bons importantes para o MP-AP”, disse Ivana Cei.

Reforço na luta contra as organizações criminosas

Em outra atividade, ainda na terça-feira (13), os promotores de Justiça Andréa Guedes, José Cantuária Barreto e Socorro Pelaes estiveram na sede do Ministério Público Militar (MPM), para tratar de cooperação técnica na área de inteligência entre os Gaecos.

Participaram da reunião, além do procurador-geral de Justiça Militar, Antônio Pereira Duarte, o chefe de Gabinete do PGJM, Jorge Farias, a coordenadora do Centro de Apoio á Investigação(CPADSI), Ângela Taveira, e o assessor de Relações Institucionais, Antonio Coutinho.

Os promotores do MP-AP discutiram ações bem sucedidas nas investigações para enfrentamento ao crime organizado e puderam conhecer os trabalhos desenvolvidos no CPADSI. Na ocasião, pediram apoio para implantação de órgão idêntico no âmbito do MP-AP.

A coordenadora Ângela Taveira colocou-se à disposição para cooperar e de igual modo, os membros do MP amapaense se disponibilizaram em contribuir na estruturação de um órgão idêntico ao Gaeco, que está sendo planejado no MPM.

Segue a agenda: Nesta quarta-feira (14), a PGJ Ivana Cei participa de reunião no CNMPG e de encontro com o chefe do Centro de inteligência com o Exército, general Luiz Gonzaga Viana, que até bem pouco tempo comandava a 22ª Brigada de Infantaria de Selva, “Brigada Foz do Amazonas”. Logo mais, aqui no portal do MP-AP, você acessa mais detalhes.

Serviço:

Assessoria de Comunicação do Ministério Público do Amapá
Gerente de Comunicação – Tanha Silva
Núcleo de Imprensa
Texto: Ana Girlene – Com informações do MPM e CNMP
E-mail: [email protected]
Contato: (96) 3198-1616

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *