Membros do MP-AP participam de reunião do Grupo Nacional de Coordenadores Eleitorais do CNPG

Na tarde de sexta-feira (15), a procuradora-geral de Justiça do Ministério Público do Amapá (MP-AP), Ivana Cei, e o promotor de Justiça e coordenador do Centro de Apoio Operacional Eleitoral (CAO-Eleitoral), Ricardo Crispino, participaram, virtualmente, reunião do Grupo Nacional de Coordenadores Eleitorais (GNACE), criado pelo Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais de Justiça do Ministério Público dos Estados e da União (CNPG). O encontro virtual contou com a participação de todos os coordenadores regionais eleitorais do MP brasileiro.

O presidente do GNACE, procurador-geral de Justiça do Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MPMS), Alexandre Magno Benites de Lacerda, conduziu a primeira reunião ordinária para apresentação de sua nova gestão, que tem como vice-presidente a PGJ do Amapá. Os trabalhos foram secretariados pelo promotor de Justiça do Núcleo Eleitoral do MPMS, Moisés Casarotto.

“A doutora Ivana Cei tem um trabalho reconhecido como procuradora-geral do Amapá, foi presidente do CNPG, tem muito trânsito e experiência, e certamente dará grande contribuição ao nosso Grupo”, ressaltou Alexandre Lacerda, ao fazer as apresentações aos participantes.

Dentre os assuntos discutidos, a importância do GNACE para o alinhamento das ações que deverão nortear a atuação do Ministério Público brasileiro nas eleições de 2022. Nesse sentido, o Banco Nacional de Peças do MP foi definido como importante ferramenta para orientar os promotores eleitorais na instrução das ações durante o pleito deste ano. Uma comissão foi formada para atualização e padronização do conteúdo a ser disponibilizado no Banco de Peças que foi desenvolvido pela equipe do Departamento de Tecnologia da Informação do MP-AP e disponibilizado aos membros do Ministério Público brasileiro, na gestão da PGJ do Amapá na presidência do CNPG.

GNACE

O Grupo Nacional de Coordenadores Eleitorais (GNACE) é integrado por procuradores ou promotores de Justiça que, nos respectivos Ministérios Públicos Estaduais, exercem a coordenação da atividade dos Promotores Eleitorais.

Criado pela Portaria CNPG nº 1/2019, de 26.6.2019, da Presidência do Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais de Justiça do Ministério Público dos Estados e da União (CNPG), o GNACE tem como finalidade promover o debate do direito eleitoral, organizar ações educacionais de permanente capacitação e formular estratégias de atuação, para alcançar, tanto quanto possível, a unidade nacional no exercício da função eleitoral do Ministério Público na primeira instância.

Serviço:
Assessoria de Comunicação do Ministério Público do Amapá
Núcleo de Imprensa
Gilvana Santos – Coordenação
Texto: Gilvana Santos
*Com informações Assecom MPMS
E-mail: [email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *