Membros do MP-AP recebem visita institucional da comandante da PM/AP e reforçam apoio institucional à nova gestão da corporação

A procuradora-geral de Justiça do Ministério Público do Amapá (MP-AP), Ivana Cei, recebeu nesta terça-feira (24), na Procuradoria Geral de Justiça – Promotor Haroldo Franco, a nova comandante da Polícia Militar do Amapá (PM/AP), coronel Heliane Braga. Ela é a primeira mulher a comandar a instituição no Estado e a terceira na história no Brasil.

Os membros do Colégio de Procuradores de Justiça do MP-AP participaram da recepção, junto com as promotoras de Justiça que ocupam cargos de coordenação dentro da instituição , convidadas pela PGJ. Na ocasião, parabenizaram a titular da PM/AP e garantiram o apoio institucional à nova gestão da corporação, enfatizando que o órgão ministerial mantém seu papel fiscalizador como apoio para o bom desempenho no trabalho conjunto em favor da sociedade.

Sobre a nova comandante da PM/AP

Nos 23 anos de carreira militar, a coronel Heliane Braga comandou o Batalhão de Policiamento Rodoviário Estadual (BPRE), entre 2019 e setembro de 2021, foi subcomandante do 1º Batalhão da PM, do Batalhão Ambiental, dentre outras atividades. Ela recebeu o comando da PM/AP, do coronel Paulo Matias, que ficou à frente da corporação por três anos.

Heliane é macapaense, casada, tem dois filhos e se formou bacharel em Segurança Pública pela Academia de Polícia Militar do Cabo Branco/Universidade Estadual da Paraíba (2001), em Direito e também em Fisioterapia.

“Temos consciência do enorme desafio que abraçamos, da responsabilidade, mas ao mesmo tempo nos sentimos preparados e capacitados para administrá-los. É muito bom ouvir de muitas mulheres que se sentem representadas, com a certeza que o trabalho será desenvolvido com motivação e disposição à frente da Polícia Militar. Para tal, precisamos estar ombreados com o Ministério Público, assim como com os demais órgãos constituídos. Muito obrigado pelo apoio”, comentou a comandante da PM/AP.

Medalha de Honra

Durante o encontro, a PGJ do MP-AP fez a entrega da Medalha dos 30 Anos do MP-AP – que tem como símbolo a árvore Sumaúma, que simboliza força, imponência, comunicação, longevidade e a região amazônica – à nova comandante, por conta de sua trajetória, que a habilitou a ocupar a função. Também recebeu a honraria o coronel Matias, pelos serviços prestados à sociedade como comandante da PM/AP, representado no evento pelo coronel Petrúcio Santana.

“O Ministério Público do Estado do Amapá está orgulhoso com sua ascensão ao cargo máximo da PM/AP e continuará parceiro da Força Policial. Estamos à disposição para que se possa construir um novo aparceiramento com o trabalho continuado
em prol da coletividade amapaense”, ressaltou Ivana Cei.

Presença dos Membros do MP-AP

Participaram o corregedor-geral e a corregedora-geral adjunta do MP-AP, procuradores Jair Quintas e Estela Sá, respectivamente; subprocurador-geral de Justiça para Assuntos Administrativos e Institucionais, Nicolau Crispino; subprocuradora-geral de Justiça para Assuntos Jurídicos, Clara Banha; coordenadora do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional, procuradora Socorro Milhomem Moro; e a coordenadora-geral dos Centros de Apoio Operacional, procuradora Judith Teles. Também presentes, as promotoras de Justiça: Gláucia Crispino, coordenadora do Núcleo de Apoio Técnico e Administrativo (NATA); Andréa Guedes, coordenadora do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) e do Núcleo de Inteligência do MP-AP (NIMP); Fábia Nilci Souza, coordenadora do Centro de Apoio Operacional da Saúde; Fábia Martins, coordenadora do Centro de Apoio Operacional do Meio Ambiente; Neuza Barbosa, da Promotora da Infância de Macapá, com atuação na área de Atos Infracionais; e Christie Girão, coordenadora do Laboratório Contra Lavagem de Dinheiro (LAB-LD/MP-AP). Também compareceram ao encontro o chefe de Gabinete Militar do MP-AP, Joércio Santos, e coronéis do quadro de oficiais de comando da Polícia Militar do Amapá.

Serviço:

Assessoria de Comunicação do Ministério Público do Amapá
Núcleo de Imprensa
Gilvana Santos – Coordenação
Texto: Elton Tavares
E-mail: [email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.