Membros e servidores do MP-AP participam do Fórum e Congresso Nacional de Gestão do Ministério Público

Integrantes da Comissão de Planejamento Estratégico do Ministério Público do Amapá (MP-AP) participaram nos dias 11 e 12, da 2ª Reunião do Fórum Nacional de Gestão do Ministério Público (FNG/MP) realizada pela Comissão de Planejamento Estratégico do Conselho Nacional do Ministério Público (CPE/CNMP), nas dependências do Ministério Público do Trabalho (MPT), em Brasília-DF. Membros e servidores das unidades ministeriais do país reuniram para dar continuidade à construção do Planejamento Estratégico do MP para o período 2020-2029.

O 2º encontro do FNG/MP marcou o começo do funcionamento do Comitê de Políticas de Gestão Estratégica (CPGE). “A ideia é avançar na elaboração do planejamento estratégico, inclusive na atividade estruturante. Acreditamos que esse trabalho melhora a prestação de serviços do Ministério Público à população brasileira”, afirmou o conselheiro e presidente da CPE/CNMP, Sebastião Caixeta, na cerimônia de abertura.

O procurador do Trabalho e coordenador-geral do FNG, Carlos Eduardo Almeida Martins de Andrade, deu início às atividades fazendo o nivelamento dos comitês: Política de Comunicação (CPCom), Políticas de Gestão Administrativa (CPGA), Políticas de Gestão Estratégica (CPGE), Politicas de Gestão orçamentária (CPGO), Políticas de Gestão de Pessoas (CPGP) e Políticas de Tecnologia da Informação (CPTI). “Antes, os temas ligados à gestão estratégica eram tratados no Comitê de Políticas de Gestão Administrativa (CPGA), que a partir desta reunião passam a ser tratados pelo CPGE, e o CPGA fica apenas com as tratativas dos assuntos tipicamente administrativos, como licitações, contratos e obras.

A presidente e o coordenador da CPE/MP-AP, promotores de Justiça Ivana Cei e Laércio Mendes, respectivamente, que fazem parte do FNG/CNMP integrando o grupo de Representantes da Administração Superior dos MPs (RAS), participaram das discussões e deliberações para nivelamento dos comitês nessa etapa do planejamento estratégico nacional.

“As reuniões proporcionam troca experiência e conhecimento dos projetos e iniciativas inovadoras de outros Ministérios Públicos imprescindíveis para melhoria da nossa atividade fim que é atender aos anseios da sociedade”, manifestou Laércio Mendes.

Na ocasião, os representantes do MP-AP receberam das mãos do coordenador-geral do Fórum, Carlos Eduardo Andrade, e do assessor da CPE/CNMP, Rogério Carneiro Paes, um exemplar do livro “SPRINT” com o método utilizado na elaboração do Plano de Projeto do Planejamento Estratégico Nacional que foi objeto de uma oficina, em Macapá, com integrantes da CPE/MP-AP.

Participaram da Reunião do FNG pelo MP-AP, além dos integrantes do RAS, os servidores: Elionai Paixão, diretor Financeiro (CPGO); a diretora de Planejamento, Eliana Pinho (CPGE); a assessora de Controle Interno, Anilde Virino (CPGA); o diretor do Departamento de Tecnologia da Informação, Rodinei Paixão (CPTI); a servidora do Departamento de Gestão de Pessoas, Tânia Araújo (CPGP); e a assessora de Imprensa, jornalista Gilvana Santos (CPCom).

Congresso Nacional de Gestão

Após o encerramento da 2ª reunião do FNG/MP, foi realizada a abertura do 9º Congresso Brasileiro de Gestão do Ministério Público, na quinta-feira (13), no Instituto Serzedello Corrêa do Tribunal de Contas da União (TCU), com a premiação dos vencedores do Prêmio CNMP 2018.

A Procuradora-Geral da República, Raquel Dodge, fez a palestra magna do primeiro dia do evento que nesta edição aborda o tema: Ministério Público e integridade: governança ética, persecução penal e direitos humanos. “Exerçamos poderes, respeitemos diretos e observemos deveres, sempre à luz da Constituição”, ressaltou a PGR.

Raquel Dodge destacou ainda que o evento permitirá um longo debate a respeito dos temas propostos que considera como “cruciais para esses momentos difíceis que estamos vivendo na sociedade brasileira (…)”.

A programação será realizada em dois dias com palestras, minicursos e oficinas relacionadas aos tema proposto. Participam do Congresso o Ouvidor do MP-AP, Jayme Ferreira; a subprocuradora-geral de Justiça para Assuntos Jurídicos, Maria do Socorro Milhomem Moro; os promotores de Justiça Marco Antônio Vicente e Horácio Coutinho; além da secretária-geral do MP-AP, Ivana Cei, e a equipe da CPE/MP-AP.

SERVIÇO:

Gilvana Santos
Assessoria de Comunicação do MP-AP
Contato: (96) 3198-1616/(96) Email:[email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *