Membros e servidores do MP-AP participam virtualmente de manhã educativa com profissional de saúde do Sesi

Na manhã desta sexta-feira (26), membros, servidores e colaboradores do Ministério Público do Amapá (MP-AP) participaram, por meio de videoconferência, da palestra “Hábitos saudáveis: mudança na rotina para ganhar saúde em tempos de pandemia”, promovida pelo Programa de Saúde Ocupacional e Qualidade de Vida da instituição, em parceria com o Serviço Social da Indústria (Sesi/AP). A atividade foi feita pela enfermeira Luana Correa e faz parte de um cronograma de ações educativas para a retomada gradual das atividades presenciais do órgão ministerial.

Com previsão de regresso ao trabalho presencial a partir do dia 6 de julho, o MP-AP – por meio de uma equipe de profissionais de saúde do Sesi/AP – montou um cronograma de atividades virtuais para orientar sua equipe com relação a, principalmente, cuidados com a saúde e mudança de hábitos – medidas que deverão ser tomadas a partir das novas rotinas estabelecidas em período de pandemia do novo coronavírus.

Na primeira atividade, a enfermeira, que também presta atendimento aos trabalhos do MP pelo “coronafone”, deu dicas sobre higiene pessoal e hábitos saudáveis, falando da importância de uma boa alimentação, exercícios físicos, dormir bem e evitar o consumo de álcool e cigarro, ações que ajudam o sistema imunológico a continuar ativo. Nesse sentido, a profissional recomendou a realização da prática esportiva em casa, para dar disposição, manter o equilíbrio da saúde mental, controle de peso, entre outros benefícios. Em referência aos cuidados com a Covid-19, Luana Correa discorreu de forma geral sobre sintomas, transmissão e a importância de buscar ajuda logo nos primeiros sinais da doença, elucidando dúvidas dos participantes da palestra virtual.

As programações das ações de saúde contam com profissionais das áreas de enfermagem, educação física, psicologia e nutrição, uma oportunidade para troca de conhecimentos e práticas que promovam o bem-estar, mesmo ainda dentro do isolamento social. Os encontros também servirão para que o MP esclareça os procedimentos para o retorno gradual das atividades, demonstrando a membros, servidores e colaboradores as medidas de segurança que devem ser adotadas a partir de agora.

Deste modo, no início da transmissão, a assessora técnica do MP-AP e integrante do programa Saúde Ocupacional, Carla Pena, informou que já iniciaram os testes rápidos pelas Promotorias de Laranjal do Jari e Vitória do Jari. Após o atendimento de todas as unidades do interior, os servidores de Macapá, que estão no trabalho presencial, serão os primeiros a serem testados. “Sabemos da importância do teste rápido porque ele foi uma das estratégias que a China adotou para deter a propagação do vírus no país. É muito importante esse trabalho e o Ministério Público do Amapá está sendo pioneiro em termos de órgãos públicos do Estado”, considerou.

De acordo com o gerente do Programa de Saúde do MP-AP, assessor técnico José Villas Boas, “A iniciativa visa otimizar o retorno das atividades presenciais, melhorando também a autoestima de membros, servidores e colaboradores. Com isso, queremos animar nossos colegas para que, mesmo ainda de forma on-line, possamos estar próximos de todos, dando incentivo e nos fortalecendo nesse momento de restrição”, ressaltou.

Além da enfermeira palestrante, participaram da atividade a pedagoga do Sesi, Deusnisse da Rocha, e o psicólogo do MP-AP, Ricardo Barbosa. Ao final, o servidor do Departamento de Tecnologia da Informação (DTI/MP-AP), Lindomar Góes, fez uma apresentação sobre a Covid-19 em Macapá e no interior, com base em dados estatísticos, apontando questões de letalidade, pico da doença, atendimentos, entre outras informações.

Cronograma de Atividades

29 de junho – Ginástica Laboral na Roça (Educador físico Henrique Angelim) – Horário: 10h às 11h

30 de junho – Cuidados com a saúde mental durante o isolamento social (Psicóloga Rayellen Santos Lima) – Horário: 15h às 16h

02 de julho – Nutrição para combate a ansiedade em tempos de pandemia (Nutricionista Kat Kalissa) – Horário: 15:30 às 16:30

04 de julho – Cuidados no retorno das atividades presenciais (Enfermeira Luana Moita Muniz Correa) – Horário: 10h ás 11h

Serviço:

Assessoria de Comunicação do Ministério Público do Amapá
Gerente de Comunicação – Tanha Silva
Núcleo de Imprensa
Coordenação: Gilvana Santos
Texto: Elton Tavares
E-mail: [email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *