Memória: Rua no bairro Alvorada recebe nome de dentista pioneiro da década de 50

Foto: PMM

A memória de Macapá é escrita por seus pioneiros. Pessoas como Luiz Albuquerque Queiroz Brasiliense, odontólogo conhecido na capital nos anos 50 por Dr. Luiz Brasiliense, que agora, tem uma rua em sua homenagem. A Companhia de Trânsito e Transporte de Macapá (CTMac) oficializou a mudança do nome da via nesta quarta-feira (19) com a instalação da placa nova.

A mudança é resultado de um Projeto de Lei do de autoria do vereador Carlos Murilo (PSL) e substitui o nome da Rua 02, no bairro Alvorada. No ato de instalação da placa, os filhos do homenageado estavam presentes.

Foto: PMM

História

Em 1953, a convite do então governador do Território Federal do Amapá, Dr. Amílcar da Silva Pereira, o odontólogo Luiz Albuquerque Queiroz Brasiliense, nascido em Belém, veio para exercer a profissão e trabalhou em vários municípios do estado. Sua principal atuação foi na capital Macapá, onde conquistou muitos amigos, dentre eles, o farmacêutico Rubim Aronovitch e o médico Alberto Lima.

Dr. Brasiliense – Foto: Blog Porta Retrato

Conhecido como Dr. Brasiliense, tinha como características marcantes alegria, competência e dedicação ao trabalho, tendo atuado em todos programas de saúde dentária nos municípios e localidades. Teve 9 filhos, aposentou-se em 1989. Faleceu dia 19 de maio de 1995, em Belém. Se estivesse vivo, completaria 100 anos dia 20 de outubro de 2021.

“Esse reconhecimento é muito importante, pois nosso pai foi um pioneiro no estado, prestou um grande serviço à sociedade e essa homenagem mostra que seu nome não será esquecido nesta terra onde ele tanto trabalhou e dedicou sua profissão”, conclui Iria Braziliense Leite, filha do homenageado.

Secretaria Municipal de Comunicação Social

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *