Memorial Amapá – Nota Oficial (Égua-moleque-tu-é-doido)

fortaleza1-mateus-brito
Foto encontrada no site http://www.alcinea.com/

Desde 1782 a Fortaleza de São José de Macapá está erguida na frente da cidade, resistindo ao tempo.

Nos últimos meses, sem atividade cultural, e agora, se nada for feito, o monumento tombado pelo IPHAN, eleito a Sétima Maravilha do Brasil pela Revista Caras corre o risco de se tornar palco para a Semana da Cultura Country. A propaganda efusiva anuncia para o período de 29 de julho a 6 de agosto uma mega festa denominada “Bailão do Forte” com rainhas da Expofeira, desfile de moda country, e muita, mas muita música de DJ, pra fazer as tumbas e pedras rolarem.

É uma falta de respeito que ofende os amapaenses e sua história!

Este manifesto não se trata de bairrismo contra a cultura de qualquer região ou continente, e sim pedindo respeito com as leis nacionais, que proíbem eventos desta natureza dentro do Patrimônio Histórico Nacional e ao seu redor. É preciso que a lei seja aplicada, assim como durante a quadra junina, quando os festejos e fogos não são permitidos no entorno, e quando são proibidos shows regionais com apelo comercial e de público, som alto e risco de depredação.

13816892_1245994825453546_1388363864_n
Égua-moleque-tu-é-doido!!!!

Trata-se de um manifesto em defesa da valorização de nossa cultura e tradições, uma vez que faz tempo que não há qualquer incentivo para programação regional no Museu da Fortaleza de São José de Macapá, que poderia abrigar exposição sobre a história deste nosso monumento tombado como patrimônio nacional, ou para contar a saga da edificação da cidade de Macapá que surgiu no entorno da imponente fortificação.

É pela indignação com esse tipo de atitude desrespeitosa e que desvaloriza nossa história e costumes, que atentam contra sua preservação, que o Instituto Memorial Amapá existe.

Rogamos às autoridades do Amapá que não permitam que este acinte ao nosso monumento, a nossa história e a nossa cultura se concretize.

Walter Jr do Carmo
Presidente do Memorial Amapá

*O Iphan informou ao site De Rocha que não tem conhecimento oficial do evento, uma vez que não foi protocolado, até momento, nenhuma solicitação de autorização para uso da Fortaleza de São José.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *