Memorial Amapá resgata o nome da Praça Zagury – Por @gilvana_ap

Z1

Por Gilvana Santos

Inaugurada, em 1981, pelo então governador do Território Federal do Amapá, AnníbZ11al Barcellos, a Praça Zagury mudou de nome para Praça do Côco, em 2010. O Instituto Memorial Amapá propôs à Prefeitura de Macapá o resgate da justa homenagem ao pioneiro da indústria e do comércio de Macapá, Isaac Zagury, com a retomada do nome de Praça Zagury que será registrada com a inauguração das placa de identificação e biográficas, no dia 12 de setembro, às 10h.

O nome do espaço de lazer que foi referência nos anos 80, principalmente para a juventude da época, será devolvido para manutenção da memória do Amapá com a participação de membros da Família Zagury. Residindo no Rio de Janeiro-RJ, três dos quatro filhos do homenageado, Sarah, Abraham e Leão Zagury, virão com as famílias participar desse marco na recuperação da história dos homens e mulheres que muito fizeram pelo Estado.

Z11111
Praça Zagury – Foto: Chico Terra

Na ocasião, outros nomes de logradouros públicos terão registro com o lançamento dos projetos das placas biográficas da Alameda Francisco Serrano, rua Azarias Neto e das avenidas: Binga Uchoa, Mario Cruz, Presidente Vargas, Abraão Peres, General Gurjão, Professora Cora de Carvalho, Padre Júlio Maria Lombaerd, Mendonça Junior e Coriolano Jucá.

Os membros do Memorial Amapá consideram uma grande conquista o prefeito Clécio Luiz devolver o nome de Isaac Zagury à Praça, pois significa o resgate de um dos símbolos da história amapaense. O Instituto de Pesquisa e Ação pela historia e Cultura do Amapá, é uma organização não governamental que atua na defesa da história e da cultura amapaense, desde a sua fundação, no dia 15 de maio de 2015.Z1111

Família Zagury

A família Zagury deixou registrada sua marca empreendedora em terras tucujus. O pioneiro Isaac Jaime Zagury era um dos nove filhos do casal, Capitão Leão Zagury e Sarah Roffe Zagury, nascido em Macapá, em 11 de agosto de 1914, quando o Amapá ainda pertencia ao Estado do Pará.

Com a mãe, dona Sarah, e seus irmãos, Esther, José, Eliezer, Syme, Meryan, Abraão, Moisés e Ana, fundaram a primeira empresa legalizada da cidade, a Casa Leão do Norte. Em seguida, investiram em outros ramos do comércio como, a loja da companhia aérea Cruzeiro do Sul, depois mudou para VARIG, a Sapataria Predileta, a Texaco, a Drogaria, a Sorveteria Central e, na indústria foram pioneiros construindo a primeira fábrica de refrigerantes do Amapá, onde o principal produto era o FLIP Guaraná.

Z111Isaac dedicou-se intensamente à fabricação do Flip Guaraná, em um barracão de madeira aos fundos da casa em que vivia. Com a indústria instalada, gerou emprego e renda para uma grande maioria de funcionários negros e de origem humilde, moradores do bairro do Laguinho, em uma época em que não havia grandes oportunidades de trabalho. Entre suas inúmeras atividades na cidade, Isaac exerceu o cargo de juiz de Paz e foi grande incentivador dos esportes e das atividades populares, como o carnaval.

Casou-se com Clemência e tiveram quatro filhos: Leão (médico), Abraham (engenheiro), Sarah (pedagoga) e Alice (historiadora). Isaac Jayme Zagury faleceu em 01 de maio de 1971, aos 57 anos de idade, no Rio de Janeiro, onde também foi sepultado. Foi um dos honrados homens que amaram e muito contribuíram para o desenvolvimento do Amapá. (com informações do blog Porta-Retrato).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *