Mercado Central: revitalização integra inovação e tradição

A obra traz o conceito de Cidade Inteligente, que alia tecnologia, inovação e sustentabilidade ambiental a uma economia dinâmica e a potencialização do turismo local, além de agregar a conservação do patrimônio histórico do povo amapaense. O local foi revitalizado com recursos oriundos de emenda parlamentar do senador Randolfe Rodrigues, orçada em R$ 3,9 milhões, e contrapartida do Município.

“Recuperar o Mercado Central, devolvê-lo ampliado, é devolver muito da história do nosso povo, assim como foi o Bioparque da Amazônia e a Feira Maluca. Essas obras devem ser ‘lincadas’ ao turismo e à autoestima da sociedade”, pondera o senador Randolfe Rodrigues.

De acordo com o prefeito Clécio Luís, a reabertura do monumento significará um momento histórico para o macapaense. “Esta é a primeira vez, de fato, que o local recebe uma ampla reforma, tanto na área interna quanto externa. O Mercado Central é um símbolo da nossa história, um verdadeiro cartão postal do nosso município. Devolvê-lo à população é permitir a expansão turística na nossa cidade. Temos uma localização geográfica que nos permite um potencial turístico gigantesco. Estamos trabalhando nosso maior projeto [Macapá Rumo aos 300 Anos], que prevê uma série de avanços para a modernização da cidade e melhor qualidade de vida por meio da geração de trabalho e renda para o nosso povo”, enfatiza.

Histórico

Construído no governo de Janary Gentil Nunes e inaugurado no dia 13 de setembro de 1953, o Mercado Central foi considerado espaço de compras de alimentos e de encontros das famílias amapaenses por muito tempo. No local, diversas histórias trazem a memória desse sexagenário monumento, composto de nativos e imigrantes que deram início à expansão da atividade comercial no estado. Entre as lembranças dos primeiros empreendimentos estão os famosos Bar Du Pedro, Clip Bar, Banca de Revistas Cinelândia, Mercearia do Chaquib, Sapataria do Irmão, Sapataria Chic, Ervanaria Amazônia, o Salão Latino Americano, Farmácia Droga Norte, entre tantos outros.

Em 2019, o mercado renasce com uma nova proposta de apresentar o que Macapá tem de melhor a oferecer, com sua cultura, gastronomia, artesanato e sua gente hospitaleira, e, claro, tudo isso integrado à preservação histórica do povo amapaense. A obra também conta com a parceria do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado do Amapá (Sebrae/AP), responsável pelo projeto de capacitação e formalização dos empreendedores que irão atuar no local.

Estrutura

Ampliado e revitalizado, um dos cartões postais da cidade ganha novos ares, novos espaços. Porém, mantém a sua arquitetura colonial. Em sua área total, o monumento conta com 63 boxes, sendo 21 quiosques com divisórias em vidro e mais 3 ilhas na área térrea, 24 no espaço superior (mezanino) e 15 boxes no entorno. O novo mercado terá ainda espaço para shows, elevador de acessibilidade, novas escadas, telhado termo acústico, piso em porcelanato e, na parte externa, calçadas por toda a área do entorno, além de um espaço de jardim na entrada.

O que terá no mercado?

Além da variedade de produtos tradicionais como verduras, frutas, peixes, carnes, ervas e especiarias, o local ganhará a inclusão da área para a comercialização de artesanato, espaço gourmet, chopperia, sorveteria, tapiocaria, hamburgueria, café, produtos fitness e aquela boa e velha batedeira de açaí do bom.

Para os amantes da tradição, a Prefeitura de Macapá garante no entorno frontal esquerdo o famoso Bar Du Pedro, a Cabana do Preto Velho, além de sapatarias; do lado direito a famosa barbearia do Diplomata, a lanchonete do Admar, entre outros empreendimentos históricos.

Anota aí!

A Prefeitura de Macapá irá entregar ainda no mês de dezembro o novo Mercado Central. O espaço fica localizado na Rua Cândido Mendes, Centro, e funcionará de segunda a segunda, das 6h às 20h. Agora, é só ficar de olho nas redes oficiais e marcar na agenda para desfrutar desse espaço dedicado ao turismo, ao desenvolvimento, às compras e ao lazer.

Amelline Borges
Assessora de comunicação/PMM
Fotos: Gabriel Flores / Max Renê

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *