Mês da Consciência Negra no Amapá terá palestras, oficinas e shows

15094329_1004311186359027_7244396365577630255_n

Por Jéssica Alves

No período de 18 de novembro a 17 de dezembro, vai acontecer no Amapá a programação do Mês da Consciência Negra, com palestras, oficinas, seminários, ações sociais e esportivas, reunindo diversas comunidades quilombolas do estado. O evento é promovido pela Secretaria Extraordinária de Políticas Afrodescendentes (Seafro).

A programação inicia nesta sexta-feira (18), com a oficina “Vivenciando o Marabaixo na Prática Escolar”, que será realizada nas escolas estaduais Antônio João, Jesus de Nazaré, em Macapá, e Izanete Victor, em Santana, a 17 quilômetros da capital.

Além das atividades esportivas, educativas e culturais, uma ação em parceria com diversos órgãos públicos vai proporcionar encontro de saúde para a população negra, oferta de exames para homens, em alusão à campanha Novembro Azul, seminário de empreendedorismo e cultura quilombola.

Durante a semana, haverá exposição, campeonato de capoeira, batalha de hip hop, festival de marabaixo, reggae, concurso de beleza, homenagens aos pioneiros das comunidades quilombolas e shows musicais.

“Reunimos todos os eventos que acontecem nesse período e colocamos em uma única programação para que a população tenha conhecimento e possa participar”, falou a secretária de Políticas para os Afrodescendentes, Núbia Souza.

Um dos pontos altos da festa vai ocorrer no 20 de novembro, celebrando o Dia da Consciência Negra, com a missa dos quilombos, na União dos Negros do Amapá (UNA), localizada no bairro Laguinho, Zona Central de Macapá. Ainda no dia 20, ocorrerá a ‘Caminhada Zumbi dos Palmares’, com concentração na Praça Veiga Cabral, no Centro da capital.

No feriado, será realizada uma ação de saúde denominada ‘Caravana do Axé’, na Escola Estadual Azevedo Costa, no bairro Laguinho, Zona Central de Macapá. Na ocasião, dezesseis médicos vão fazer atendimentos gratuitos com diversos serviços, como testes rápidos para HIV, teste de glicemia, entre outros, a partir das 8h.

O Festival Cantando Marabaixo será de 4 a 17 de dezembro, com a apresentação de grupos nas comunidade quilombola do Curiaú.

Fonte: G1 Amapá

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *