Mês de conscientização e prevenção ao câncer infantil: MP-AP participa da 1ª Ação Educativa do Setembro Dourado

O Ministério Público do Amapá (MP-AP), por meio da Promotoria de Defesa da Saúde, participou, no sábado (18), no Parque do Forte, centro de Macapá, da 1ª Ação Educativa do Setembro Dourado, que objetiva conscientizar a população, principalmente pais e profissionais de saúde, educadores e a sociedade em geral sobre a importância de se atentar aos sinais e sintomas sugestivos do câncer infantojuvenil, contribuindo com a sua detecção e tratamento precoces.

O evento foi idealizado e organizado pela Ong Carlos Daniel, em parceria com o MP-AP, Tribunal de Justiça do Amapá, Governo do Amapá e Poder Legislativo Federal, Estadual e Municipal. A campanha consiste em ações educativas nas redes sociais e palestras para profissionais da área. A ideia é evidenciar e mostrar para a população que esses pacientes “valem ouro”, por isso o dourado foi a cor escolhida.

O MP-AP foi representado pelo promotor de Justiça da Saúde, Wueber Penafort, que elogiou a iniciativa. Ele ressaltou que a ação é louvável, já que a campanha chama a atenção sobre a importância do acompanhamento pediátrico de rotina e o diagnóstico precoce da doença nas crianças.

“O MP-AP se associa a esse evento, que possui impacto significativo na sociedade. Pois trabalhar a conscientização e prevenção do câncer em crianças é essencial. O impacto dessa ação é significativo na sociedade, pois faz com que você se antecipe ao problema, antes da enfermidade agravar. A Saúde Pública se fortalece com mobilizações como essa. Desta forma, possibilita um olhar diferenciado sobre essa doença, pois não temos um hospital especializado para crianças com câncer. Portanto, parabéns a ONG Carlos Daniel e parceiros envolvidos na nobre iniciativa”, frisou o promotor de Justiça.

Câncer infantil

O câncer infantil é aquele que se manifesta do nascimento até os 14 anos de idade. Já a faixa etária do juvenil é considerada a partir dos 15 anos, com variações do limite superior entre estudos e instituições de tratamento, geralmente oscilando entre 19 e 21 anos. Os tipos mais comuns de câncer entre crianças e adolescentes são leucemia, linfomas e retinoblastomas (câncer ocular).

Sintomas

Os principais sintomas que os pais ou responsáveis devem ficar alerta são: perda de peso contínua e inexplicável; dores de cabeça com vômito pela manhã; aumento do inchaço ou dor persistente nos ossos ou articulações; protuberância ou massa no abdômen, pescoço ou qualquer outro local; desenvolvimento de uma aparência esbranquiçada na pupila do olho ou mudanças repentinas na visão; febres recorrentes não causadas por infecções; hematomas excessivos ou sangramento, geralmente repentinos; e palidez perceptível ou cansaço prolongado.

Sobre a ONG Carlos Daniel

A ONG Carlos Daniel, que ajuda crianças e adolescentes na luta contra o câncer, tem como objetivo estimular ações solidárias, destacando a importância dessas atitudes para a construção de uma sociedade melhor, menos desigual e mais justa.

A ONG possui seis anos de atuação e foi fundada após seu fundador e presidente, Agenilson Pereira, perder seu filho, Carlos Daniel, de 7 anos, em decorrência de um câncer. A organização pertence à Confederação Nacional de Instituições de Apoio e Assistência à Criança e ao Adolescente com Câncer (CONIACC), conhecida mundialmente.

Serviço:

Assessoria de Comunicação do Ministério Público do Amapá
Gerente de Comunicação – Tanha Silva
Núcleo de Imprensa
Texto: Elton Tavares
Contato: (96) 3198-1616
E-mail: [email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *