Mestrado em Estudos de Fronteira começa a receber inscrições a partir de 14 de agosto

Começam no dia 14 de agosto as inscrições do processo seletivo para o mestrado profissional em Estudos de Fronteira da Universidade Federal do Amapá (Unifap). Com duração de 24 meses, o programa visa contribuir para a formação dos profissionais diante do debate aplicado e amplo das relações internacionais, sobre temáticas multidimensionais voltadas para as questões fronteiriças, além de promover oportunidades para a formação de pesquisas de excelência na aplicação profissional sobre as questões perpassam a região amazônico-caribenha e seu entorno.

O processo seletivo oferta o total de 21 vagas, sendo 14 vagas para a ampla concorrência, 2 vagas para pessoas negras (pretos e pardos), 1 vaga para indígenas, 1 vaga para pessoas com deficiência, 1 vaga para pessoas migrantes, refugiados, solicitantes de refúgio ou apátrida, 1 vaga para pessoas trans (travesti, transexual ou transgênero) e 1 vaga para servidores (docentes ou técnico-administrativos) efetivos da Unifap.

Para ser classificado, o candidato terá que passar por quatro etapas:

1ª Fase: Avaliação do Pré-Projeto de Pesquisa, que deve ser anexado no ato da inscrição.

2ª Fase: Prova escrita a ser realizada no dia 09/09/2019.

3ª Fase: Entrevista marcada para o dia 16/09/2019.

4ª Fase: Avaliação do Currículo com títulos acadêmicos, atividades de pesquisa e produção intelectual dos últimos 5 (cinco) anos (de 2015 até 2019).

Poderão ingressar no mestrado os candidatos que, até a data da matrícula, tenham completado integralmente um curso de graduação reconhecido pelo órgão competente do respectivo sistema de ensino no Brasil. No caso de candidatos estrangeiros ou brasileiros, que tenham completado integralmente um curso de graduação reconhecido pelo respectivo órgão competente e validado pela Embaixada do Brasil no respectivo país.

O edital exige que os candidatos comprovem sua proficiência em língua inglesa ou em língua francesa. Para tanto, poderão realizar a Prova de Proficiência em Língua Estrangeira elaborada e aplicada durante o Processo Seletivo de ingresso no PPGEF no dia 30/09/2019. Para mais informações, acesse o edital: https://bit.ly/2YBYkmy

Assessoria de comunicação

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *