Mestrado Profissional em Ensino de História está com inscrições abertas

O Mestrado Profissional em Ensino de História (ProfHistória) disponibiliza este ano 15 vagas aos interessados em ingressar na pós-graduação em 2018. As inscrições estão abertas e prosseguem até o dia 28 de setembro no site: http://www.profhistoria.uerj.br/ A Universidade Federal do Amapá (Unifap) é um dos 15 núcleos locais do mestrado stricto sensu que engloba uma rede nacional, cuja instituição âncora é a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). O valor da inscrição para o certame é de R$ 120 reais.

Para concorrer, o candidato deve possuir diploma de graduação de licenciatura em qualquer área do conhecimento e atuar como professor da disciplina de história da educação básica (ensino fundamental e ensino médio) da rede pública ou privada de ensino do estado do Amapá. Não haverá análise de Currículo Lattes, nem prova de língua estrangeira e necessidade de apresentação de pré-projeto. A seleção se dará pela análise documental e uma prova composta por 20 questões objetivas e uma subjetiva, de caráter eliminatório e classificatório.

A prova será aplicada no dia 22 de outubro em local descrito no cartão de inscrição do candidato. As matrículas para os aprovados iniciam em 8 de dezembro e as aulas em 2018, no campus Marco Zero do Equador. O coordenador do ProfHistória na Unifap, professor Iuri Cavlak, explica que o curso de História existe desde 1991 na instituição e há, portanto, uma grande demanda reprimida por esse se tratar do primeiro curso de mestrado na área.

Na seleção de 2016 para 2017, o ProfHistória da Unifap foi o terceiro maior em número de inscritos no Brasil. “Várias gerações de historiadores foram formadas ao longo dessas décadas. Essa é a oportunidade dos interessados darem continuidade a sua formação acadêmica”, afirmou. Os mestrandos podem, ao final de dois anos do curso, optar por documentários e projetos desenvolvidos em sala de aula como produto final da sua formação, além da tradicional dissertação.

“As pessoas entendem que, por vezes, as dissertações não são aproveitadas e acabam ociosas. Então optar por outras formas de avaliações gera resultados imediatos no dia a dia do ensino de história”, explicou Cavlak. Regras e prazos para a seleção podem ser acompanhados no EDITAL e seus ANEXOS. O ProfHistória, que conduz ao título de Mestre em Ensino de História, é um curso presencial, com oferta simultânea nacional, coordenado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Serviço:
Coordenador ProfHistória: Professor Iuri Cavlak – 99189-8871

Kleber Soares
Assessoria de Comunicação
Universidade Federal do Amapá (UNIFAP)
3312-1704

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *