Meteorologia emite alerta de ventania para oito municípios do Amapá

Por Abinoan Santiago, do G1 Amapá

O Núcleo de Meteorologia do Instituto de Pesquisas do Amapá (Iepa) emitiu alerta para possível ocorrência de ventania na tarde e noite desta sexta-feira (25) em oito municípios da costa Leste do estado. O fenômeno, segundo o aviso, pode “provocar quebra de galhos, árvores e destelhamento de casas”.

Os ventos tem previsão de atingir a velocidade de 50,4 quilômetros por hora nos municípios de Calçoene, Amapá, Ferreira Gomes, Porto Grande, Itaubal, Cutias, Mazagão, e Macapá. O alerta foi enviado a Defesa Civil Estadual, que informou estar em estado de alerta para qualquer ocorrência que possa surgir pelo fenômeno.

De acordo com o meteorologista Jefferson Nunes, a velocidade da ventania é considerada preocupante. “O comum é até 30 quilômetros por hora. A existência do fenômeno é considerado normal pela época do ano, em que ocorrem fortes chuvas”, comentou.

Prejuízos

O alerta da meteorologia do Iepa acontece quatro dias depois de uma ventania causar estragos na Zona Norte de Macapá. O fenômeno destelhou mais de 40 casas, segundo a Defesa Civil Municipal. O muro da quadra da escola Rivanda Nazaré, no bairro Novo Horizonte, também foi destruído.

A maioria das casas destelhadas pertence ao Conjunto Habitacional Mestre Oscar Santos, inaugurado em 8 de novembro de 2013, no bairro Ypê, através do programa “Minha Casa Minha Vida”, do Governo Federal.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *