Militares recebem honrarias no MP-AP por dedicação à Polícia Militar em benefício da sociedade

Chefe_de_gabinete_da_PGJ_promotor_de_Justiça_João_Furlan

O Gabinete Militar do Ministério Público do Amapá (MP-AP) realizou na manhã desta terça-feira (21), no auditório da Procuradoria-Geral de Justiça Promotor de Justiça Haroldo Franco, solenidade de formatura para entrega de honrarias militares aos policiais que desempenham suas atividades no Gabinete Militar da instituição. Medalhas de dedicação à Polícia Militar e de mérito Comunitário, certificados, assim como a láurea comemorativa aos 40 anos da Polícia Militar do Amapá foram entregues na presença de autoridades, militares, familiares e amigos.

Na abertura, o chefe do Gabinete Militar do MP-AP, coronel Edilelson Batista fez a apresentação do efetivo ao comandante-geral da PMAP, coronel Carlos Souza. Antes da solenidade foi feito o agradecimento às famílias e realizado um momento religioso com a participação do sargento João de Deus e do frei Dimitri Correia Ribeiro e Silva, representante da Associação Educadora São Francisco de Assis – Frades Capuchinhos.

Foram convidados a compor a mesa de autoridades para a solenidade de entrega das honrarias, o chefe de gabinete da PGJ, promotor de Justiça João Paulo Furlan, representando o procurador-geral de Justiça, Roberto Alvares; o corregedor-geral do MP-AP, procurador de Justiça Jair Quintas; o comandante-geral da PMAP, coronel Carlos Souza; o chefe do Gabinete Militar do MP-AP, coronel Edilelson Batista; e o frei Dimitri Silva.

O capitão Mainar Vasconcelos Mourão Filho falou em nome dos homenageados. “É uma honra receber essa homenagem e reconhecimento da Polícia Militar por esses longos serviços prestados e dizer às nossas famílias que muitas vezes a gente tem abdicado do aconchego do lar para desempenhar nossa função de servir a sociedade. É muito louvável e com esse reconhecimento a gente se sente mais motivado para trabalhar”, declarou.

Certificado_do_Mérito_Comunitário

Para o coronel Edilelson esses momentos compartilhados são muito importantes não só para o militares, mas porque contam com a participação das famílias. “A batalha maior é no dia a dia prestar esse serviço à sociedade, onde contribuímos muito para o seu bem estar. Nosso papel é reprimir o crime, não o indivíduo, e fazendo o bem, trabalhando bem e com amor para que também nossas famílias possam ficar em paz”, declarou o chefe do Gabinete Militar.

“Hoje é um dia muito especial para todos os militares que aqui foram homenageados porque o reconhecimento nos fortalece e acaba mexendo com a autoestima de cada servidor público”, declarou Jair Quintas. O corregedor-geral fez homenagem especial ao capitão Aluim que por 14 anos trabalha junto ao seu gabinete, desde a época do extinto Território Federal do Amapá. “Um militar, mas acima de tudo um amigo”, ressaltou.

O chefe de gabinete da PGJ saudou a todos em nome da instituição e destacou a importância do trabalho realizado pelos militares. “Na época em que vim para a capital, promovido, assumi a titularidade da 9ª Promotoria de Justiça que tem atribuições perante a 3ª Vara Criminal e Auditoria Militar de Macapá. Foi então que passei a entender e admirar a PMAP, que atua muitas vezes na repressão de crimes militares, cometidos por uma pequena minoria que enlameia a briosa Polícia Militar. Eu pude verificar o excelente trabalho que os senhores fazem com poucos recursos, mas com amor à farda, ao Estado e à profissão. Com isso, vocês merecem todo respeito, não só do MP, mas de toda a população do Amapá”, elogiou o promotor João Paulo Furlan.

O coronel Carlos Souza apresentou os comandantes de unidades presentes à solenidade, agradeceu a presença de todos e parabenizou os homenageados. “Muito obrigado e parabéns aos policiais militares que estão aqui no gabinete do MP-AP pelo belo trabalho que desenvolvem. Nós na Polícia Militar a muito tempo, não só no meu comando, temos o Ministério Público como um parceiro incondicional, um parceiro de toda hora e que sempre podemos contar. Estamos juntos porque temos o mesmo objetivo que é o combate à criminalidade”, finalizou o comandante da PMAP.

As honrarias

O 2º Sgt Antônio Melo dos Santos Ramos e o Cb QPPMC Luis Fabrício das Neves Silva, receberam a láurea comemorativa de “Menção Honrosa aos 40 anos de Criação da Polícia Militar do Amapá”, concedida pelo Comando Geral da PMAP por indicação do Gabinete Militar do MP-AP. Esta comenda foi instituída pela PMAP para agraciar militares e personalidades civis que se destacaram e/ou colaboraram para a evolução da instituição nos seus 40 anos de criação.

A “Medalha do Mérito Intelectual – Alexandre José de Lima Sobrinho” foi entregue ao Cap Mainar Vasconcelos Mourão Filho, pela participação na elaboração do Manual de Procedimentos do Policial Militar Ambiental. Esta honraria é concedida pela PMAP aos militares que desenvolvem trabalhos acadêmicos em prol da instituição.

Formatura_Gabinete_Militar

Por relevantes serviços prestados nas atividades de polícia comunitária no Estado foram entregues o “Certificado do Mérito Comunitário da PMAP” aos militares: Cap Marcelo Campos de Araújo, 3º Sgt Pedro Marcio Rodrigues Seabra, sub Ten Adilson Pereira Marques, 2º Sgt Antônio Melo dos Santos Ramos, e 3º Sgt Ailson Souza Furtado.

Foram entregues, ainda, a “Medalha de Dedicação Policial Militar”, por anos de efetivo serviço à causa pública por meio da PMAP, completados até dezembro de 2015. O Cap Aluim de Nazaré Teles do Nascimento recebeu a honraria “ouro” por 30 anos dedicados à PMAP.

Receberam a medalha “prata” por 20 anos de serviços: o Sub Ten Adilson PereiraMarques, sub Ten Josué Rodrigues Silva, 1º Sgt Manoel Aldenildo Silva Garcia, 2º Sgt Moner Ferreira Abul Hosson e o 3º Sgt Osmaido dos Santos Coelho.

Por 10 anos de serviços foram agraciados com a “barreta bronze”: 2º Sgt EleniceFrancisca Brito Matos, 2º Sgt Antonielle Ribeiro Correa, e os Soldados Jefferson dos Santos Sena, Luana Maciel da Costa Souza, Adelson Silva de Oliveira e Emerson Gonçalves Portela.

SERVIÇO:

Gilvana Santos
Assessoria de Comunicação do Ministério Público do Estado do Amapá
Contato: (96) 3198-1616/(96) Email: [email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *