Mini Kaftas com molho picante vence o concurso do festival Bar em Bar em Macapá

A Abrasel, Associação Brasileira de Bares e Restaurantes, divulgou os primeiros colocados do concurso da melhor comida de bar (petisco, tira-gosto ou comida de boteco), da 2ª edição do Festival Bar em Bar na capital, que iniciou dia 30 de novembro e finalizou neste dia 30 de dezembro, nos melhores empreendimentos no segmento em Macapá, no total de 15 receitas.

A receita campeã foi a ‘Mini Kafta com molho picante’, elaborado pelo casal somelier Leandro e Lilian, da loja de cervejas especiais ‘Banca Rio’s Beer’, especialista em rótulos de cervejas artesanais, nacionais e importadas. A casa funciona há dois anos e meio na Avenida Henrique Galúcio, nº 1644 no bairro Central. Os criadores do prato vencedor participam pela primeira vez de festival gastronômico e relatam que foram incentivados pela abrasel a inovar na criação do prato para o evento, e que independente do resultado do concurso, a ideia já iria fazer parte do cardápio da casa pela boa aceitação do público. O petisco a base de carne bovina moída, temperos e especiarias, pau de canela, regadas ao óleo de gergelim e servidas com molho picante agridoce, harmoniza com cerveja do estilo IPA, e conquistou também o paladar dos jurados oficiais.

Leandro Chiesa e Lilian Ferreira, proprietários da Banca Rios Beer

Em segundo lugar ficou ‘Pastel de Tacacá’, do Treta Club. Elaborado pela Chef Karla Nascimento. O pastel leva goma de tapioca, camarão regional, jambu e tucupi no recheio, e harmoniza com cerveja. O pub funciona na Av. Presidente Getúlio Vargas, nº 2467 no bairro Santa Rita e é frequentada pelo público em geral, especialmente o público LGBT.

Já o terceiro lugar ficou com o ‘Lotus Bar e Restaurante’, com a receita ‘Filé com catupiri gratinado’, acompanhado de chips artesanais, criado pelo Chef Franklin William, harmoniza com gin. O bar fica localizado na Av. Iracema Carvão Nunes, nº 253, no bairro Central. A casa recebe um público seleto e funciona ao estilo pub.

Os vencedores foram escolhidos pelos jurados oficiais que fizeram um verdadeiro circuito gastronômico nos bares. Os critérios avaliados para definir os campeões foram paladar, originalidade e apresentação. As notas variaram de 5 a 10. Os três primeiros colocados vão receber uma troféu de homenagem pelo resultado.

De acordo com o coordenador do evento, o turismólogo Sandro Belo, o evento superou as expectativas e movimentou os bares, pubs e restaurantes de Macapá. “A população experimentou uma nova modalidade de festival, diferente das feiras gastronômicas, que geralmente tem um endereço só e com duração de 3 dias em média, o ‘Bar em Bar’ aconteceu durante um mês com receitas de 15 empreendimentos que funcionam geralmente na noite. Mais uma oportunidade pro incremento do lazer e entretenimento da população.”

Segundo o presidente da abrasel, Yukio Nagano, a escolha da melhor comida de bar da edição 2019 terá a participação do público. “Ficamos muito felizes por saber que as pessoas estão abraçando os festivais, e que cada vez mais, esses eventos tem fomentado a cenário gastronômico da capital. Prova disso, é o retorno positivo que recebemos de todos os bares participantes que se envolveram e do público nas redes sociais”, afirma.

Assessoria de comunicação da Abrasel

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *