Missa solene e Círio marcam programação religiosa em honra a São Tiago

Por Márcia Fonseca

A comunidade da Vila de Mazagão Velho, distrito distante cerca de 63 quilômetros da capital amapaense, iniciou no último dia 16 de julho a programação em honra a São Tiago. A tradicional festividade completa 241 anos e reúne, anualmente, milhares de pessoas. Alvoradas, novenas, reza do terço e missas fazem parte da programação religiosa.

Nesta quarta-feira, 25 de julho, dia dedicado a São Tiago, as homenagens iniciam-se, às 7h, com o Arauto, que convida toda comunidade a participar da missa solene, às 8h, seguida do Círio pelas ruas do lugarejo.

Além da programação religiosa, uma encenação teatral a céu aberto é o ponto alto da festa. Através de episódios, a apresentação conta uma parte importante da história de colonização do município em forma de homenagem a São Tiago, considerado santo guerreiro, defensor do cristianismo, que venceu a batalha travada entre mouros e cristãos.

A apresentação começa, às 12h, com o episódio da passagem do Bobo Velho, seguido da descoberta do Atalaia (espião cristão que se insere no grupo mouro, rouba a bandeira do grupo e a entrega ao grupo cristão), a armadilha (emboscada feita pelos cristãos), a captura e venda das crianças cristãs, a troca do corpo do Atalaia pela bandeira moura, a batalha entre mouros e cristãos e a dança do vominê (dança da vitória dos cristãos).

À noite, às 20h, a comunidade é convidada a participar do recírio pelas ruas da cidade, seguido de ladainha. Este ano, logo após a ladainha, haverá o show católico do Padre Antônio Maria, na praça São Tiago.

As crianças também terão um momento especial durante a programação. No dia 28, a partir das 8h, acontece a missa com o Círio das Crianças. Após a celebração, todo o ritual da batalha é reencenado, porém, tendo agora os atores mirins como artistas principais. À noite, às 20h, a procissão do recírio marca o encerramento da festividade com a volta da imagem de São Tiago para capela.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *