Missas, procissão e novenas marcam festejo à Nossa Senhora de Fátima em Macapá

Santuário Nossa Senhora de Fátima, em Macapá — Foto: Danillo Borralho/Rede Amazônica

Por Núbia Pacheco

Peregrinação, missas e terços fazem parte do festejo em homenagem ao dia de Nossa Senhora de Fátima nesta quinta-feira (13) em Macapá. As atividades encerram ainda a trezena, instituída pelo Papa Francisco, e que prevê 13 dias de profunda oração pelo fim da pandemia.

Neste ano, a festividade deve seguir todos os protocolos de segurança e permite o número máximo de 150 pessoas dentro do Santuário. Toda a programação será transmitida pela internet.

As celebrações iniciam logo pela manhã com terço e missa, mas para quem não pode participar, haverá outras programações religiosas durante todo o dia.

Às 16h, começa a peregrinação com saída da frente do Santuário Nossa Senhora de Fátima. Os participantes devem percorrer um circuito com o seguinte itinerário:

Saída do Santuário pela Avenida Cora de Carvalho, Rua Leopoldo Machado; Avenida Mendonça Júnior; avenida; Rua Hamilton Silva; Avenida Mendonça Furtado; Rua Professor Toste; Avenida Antônio Coelho de Carvalho; Rua Paraná, Rua Pedro Oliveira Gomes; Rua Secundino Campos; Avenida Raimundo Pequilo Gomes Almeida; Avenida Celestino Pinheiro; rua Minas Gerais; Avenida Reinaldo Damasceno; Avenida Raimundo Alvares da Costa; Rua Marcelo Cândia, chegada no Santuário pela Avenida Cora de Carvalho.

Foram incluídos dentro do percurso três casas de saúde: Hospital de Emergência (HE), Hospital São Camilo e a Unidade Básica de Saúde Rosa Moita. Segundo os organizadores, o objetivo é levar a benção e o conforto para as pacientes internados nesses locais e seus familiares.

Após o término da peregrinação, terá missa no Santuário com o limite máximo de 150 pessoas. Em seguida, acontecerá a programação cultural com a participação de bandas católicas e sorteio de prêmios com transmissão pelas redes sociais do santuário (através o link).

Programação:

Dia 13 (quinta-feira)

6h30 e 17h – Terço mariano
8h – Missa celebrada pelo bispo Dom Pedro José Conti
12h – Missa celebrada pelo padre Railson Carneiro
16h – Peregrinação de Nossa Senhora de Fátima
18h – Missa celebrada pelo padre Francivaldo Lima
19h – Live com bandas católica e sorteio de prêmios

Fonte: G1 Amapá.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *