Moedas e Curiosidades – “A Declaração Universal dos Direitos Humanos” – Por @SMITHJUDOTEAM

Por José Ricardo Smith

No dia 10 de dezembro de 2018, comemoramos os 70 anos da criação da Declaração Universal dos Direitos Humanos. O documento é um compromisso entre as nações participantes da Organização das Nações Unidas (ONU), foi esboçada principalmente pelo canadense John Peters Humphrey, contando com a ajuda de várias pessoas de todo o mundo, e seu princípio básico é:

“Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e direitos.”

Abalados pela recente barbárie da II Guerra Mundial, e com o intuito de construir um mundo sob novos alicerces ideológicos, os dirigentes das nações que emergiram como potências no período pós-guerra, liderados por Estados Unidos e União Soviética, estabeleceram, na Conferência de Yalta, na Rússia em 1945, as bases de uma futura paz mundial, definindo áreas de influência das potências e acertando a criação de uma organização multilateral (ONU), que promovesse negociações sobre conflitos internacionais, para evitar a guerra e promover a paz, a democracia e fortalecer os direitos humanos.

Segundo o Guines Book Records, o documento é o mais traduzido no mundo, são mais de 500 idiomas.

A moeda de 1 real lançada em 1998, em comemoração aos cinquentenário da Declaração Universal dos Direitos Humanos, foi uma homenagem do governo brasileiro ao documento da ONU, é vendida em sites eletrônicos por preços que vão de 100 a 300 reais, dependendo do estado de conservação. O preço alto é explicado, em parte, pela raridade do exemplar: 600 mil unidades foram produzidas, em um total de 3 bilhões de moedas de 1 real que circulam no país, segundo estimativa do Banco Central. Na minha coleção tenho 10 unidades desta linda moeda, que são feitas de cupro-níquel + alpaca, com 27 mm de diâmetro e 7,84 g de peso.

O Plano Real foi um plano econômico, desenvolvido e aplicado no Brasil durante o governo do presidente Itamar Franco em 27 de fevereiro de 1994, com a publicação da medida provisória número 434, tal medida instituiu a Unidade Real de Valor (URV, por incrível que pareça, recebi meu primeiro salário nessa unidade), que estabeleceu regras de conversão e o uso de valores monetários, no dia 1 de março de 1994, 1 URV correspondia a 647,50 Cruzeiros Reais, e determinou o lançamento de uma nova moeda, o Real.

* José Ricardo Smith é professor e numismático.

  • olá, tenho 06 DH, todas MBC, e 04 entrega da bandeira 03 soberbas e 01 FC. e 05 cedulas 10 reais MBC de polímero (plastico) abraços professor.

  • O desenho da moeda comemorativa dos Direitos Humanos, é a união do “Novo Continente – América” e o “Velho Continente”, pelo Oceano Atlântico. O Boneco representa o ser humano.

  • A artista que fez o desenho da moeda dos Direitos Humanos, é a Sra. Kátia Dias.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *