Moedas e Curiosidades – “A Moedinha n° 1” – Por @SMITHJUDOTEAM

Por José Ricardo Smith

Em 2016 foi feito o relançamento do “Manual do Tio Patinhas” com a famosa Moedinha n° 1, essa obra tinha sido lançada originalmente em 1972 fazendo parte de uma série de manuais da Editora Abril, e eu tive a felicidade de adquirir um exemplar desse manual com a moedinha.

O nome original de Tio Patinhas, Scrooge McDuck, se baseia no avarento Ebenezer Scrooge, personagem principal do “Conto de Natal” de Charles Dickens. Tal como muitos outros habitantes de Patópolis, Tio Patinhas se tornou popular no mundo inteiro, e tem sido traduzido em inúmeros idiomas.

Tio Patinhas, surgiu nos quadrinhos em dezembro de 1947 em “Natal nas Montanhas” (Christmas on Bear Mountain), história escrita e desenhada por seu criador Carl Barks. Tio Patinhas era um velho barbudo, de óculos e razoavelmente rico, que andava curvado sobre uma bengala e vivia isolado numa grande mansão.

A Moedinha n° 1 é um elemento do universo fictício de Patópolis nas histórias em quadrinhos dos estúdios Disney: é a primeira moeda que Tio Patinhas ganhou na vida. A Moedinha n° 1 foi criada por Carl Barks, fazendo sua estréia na história “The Round Money Bin” em setembro de 1953. O Tio Patinhas recebeu a moeda aos dez anos de idade, quando vivia em sua terra-natal, Escócia e trabalhava como engraxate. O velho milionário ainda tem a moeda guardada sobre uma almofada debaixo de uma cúpula de vidro, pois a considera muito especial. Para pato Donald, Huguinho, Zezinho, Luisinho, Gastão e muitos outros, a Moedinha n° 1 é um talismã de boa fortuna, mas Tio Patinhas assegura que seu valor é somente sentimental.

O Tio Patinhas tem seis dicas de gestão financeira, que dá uma “ajudinha” para as pessoas ficarem ricas como ele! (tô precisando aprender essas dicas kkk.): 

1. Valorize o esforço do seu trabalho – tem sempre que trabalhar muito.
2. Adquirindo conhecimento e experiência – não deixe sua carreira congelar em um estado, procure sempre mais.
3. Transforme sua experiência em dinheiro – praticar e aprender sempre.
4. Empreenda – procure novas maneiras de ganhar dinheiro.
5. Economize sempre – saiba economizar seu dinheiro.
6. Invista o seu dinheiro – precisa conhecimento para saber onde fazer seu investimento, nada de investir de qualquer maneira.

* José Ricardo Smith é professor e numismático.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *