Moedas e Curiosidades – “As Aparições em Fátima” – Por @SMITHJUDOTEAM

Por José Ricardo Smith

Recentemente adquiri uma linda moeda bimetálica de 2 Euros, feita de cupro-níquel e níquel, com 25,75 mm de diâmetro e 8,5 g de peso, dos “100 anos das aparições da Virgem Maria em Fátima”.

A 1 de maio de 1917, três crianças que pastoreavam um pequeno rebanho da família num campo próximo à Villa de Fátima, conhecido como Cova da Iria, quando tiveram uma visão. Chamavam-se Lúcia de Jesus, de 10 anos, e Francisco e Jacinta Marto, seus primos, de 9 e 7 anos.

Por volta do meio dia, depois de rezarem o terço, como habitualmente fazia, entretinham-se a construir uma pequena casa de pedras soltas, no local onde hoje se encontra a Capelinha das Aparições. De repente, viram uma luz brilhante, parecia ser um relâmpago, decidira ir embora, mas logo abaixo outro clarão iluminou o espaço, e viram em cima de uma pequena azinheira, uma “Senhora mais brilhante que o sol”, de cujas mãos pendia um terço branco. Segundo elas relataram, a mulher estava séria e fez os seguintes comentários:

• Que transmitissem a mensagem para que as pessoas rezassem e fizessem penitências com o objetivo de salvar os pecadores do mundo;
• Que as três crianças um rosário por dia, para levar paz a elas e ao mundo;
• Que elas retornassem dia 13 de cada mês, na mesma hora e lugar, até o dia 13 de outubro de 1917, quando finalmente ela iria se revelar.

As crianças sempre relatavam que era muito parecida com a Virgem Maria, o que logo gerou um grande alvoroço. Os céticos não pouparam críticas, acusando a Igreja de ter inventado um milagre e estar induzindo as crianças a compactuarem com ela. E para piorar, somente os três pequenos conseguiam ver e conversar com suposta Virgem a cada encontro do dia 13, Lúcia via, ouvia e conversava com a aparição, Jacinta via e ouvia e Francisco apenas via-a, mas não a ouvia.

Na aparição de 13 de junho, durante a conversa com as crianças, a suposta Virgem teria separado as mãos (que sempre apareciam unidas em reza) e teria feito 3 profecias, que ficaram conhecidas como os “3 Segredos de Fátima”.

Finalmente, em 13 de outubro, a mulher das aparições se apresentou para as crianças como “NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO”, e pediu que uma capela fosse construída em Sua memória naquele local. Então, Ela subiu em direção ao céu e 3 cenas apareceram para as crianças. Lúcia teria visto as 3, enquanto Jacinta e Francisco teriam visto apenas a primeira.

Jacinta e Francisco morreram ainda na infância, vítimas da epidemia de Gripe que assolou a Europa em 1918. Lúcia chegou à idade adulta e virou freira da Ordem das Carmelitas, vindo a falecer em 2005.

* José Ricardo Smith é professor e numismático.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *