Moedas e Curiosidades: “Aspargo em Pé” – Por @SMITHJUDOTEAM

Por José Ricardo Smith

Outro interessante item que chegou na minha coleção foi essa moeda de 1 Franco francês, feita em níquel com 6g de peso e 24mm de diâmetro, que homenageia o general Charles De Gaulle, herói francês da Segunda Guerra Mundial.

O nome mais importante da vida política francesa desde Napoleão Bonaparte, Charles André Marie Joseph De Gaulle nasceu em Lille na França, no dia 22 de novembro de 1890. Seu pai era um professor de história e literatura em uma faculdade jesuíta, e mais tarde criou sua própria escola.

Boa parte da aura de autoridade que cercava De Gaulle, talvez possa ser explicada pelo simples fato de desde a infância, ele foi o mais alto todos os meninos de sua idade e, mais tarde, entre a maioria dos homens que o cercavam. É claro que apenas a aparência física não bastaria para explicar tudo, mesmo porque De Gaulle era muito magro e desajeitado, a ponto de ter merecido dos colegas o apelido de “Aspargo em Pé”. Na verdade, havia nele alguma coisa de especial que transparecia na sua inabalável autoconfiança, na segurança das suas atitudes, na sua coragem sem limites.

Ingressou na academia militar francesa em St. Cyr em 1910. Ele se formou poucas semanas antes do início da Primeira Guerra Mundial (1914-1918), durante a qual serviu em combate como tenente do exército francês. Depois da guerra, ele atuou na ocupação militar da Alemanha e nas colônias ultramarinas francesas, antes de retornar à França para aceitar uma nomeação para o Conselho Supremo de Guerra e para o Conselho de Defesa Nacional. Na década de 1930, a estratégia defensiva da França – baseava-se na concepção de um perímetro defensivo fixo, altamente fortificado, conhecido como “Linha Maginot”. De Gaulle começou a irritar seus superiores militares quando passou a criticar a Linha Maginot e a ideia de uma defesa fixa. Em vez disso, ele propunha uma força móvel de tanques e de veículos armados.

Depois do início da Segunda Guerra Mundial (1939-1945), em 1° de setembro de 1939, os alemães não fizeram nenhuma tentativa imediata de atacar a Linha Maginot. Mas em maio de 1940, forças alemães investiram contra a França, seguindo para o norte da Linha Maginot. Coube a De Gaulle liderar várias ações de sucesso com os poucos tanques que possuía. De forma geral, no entanto, os franceses não estavam bem preparados para enfrentar os alemães e em 14 de junho, os invasores capturaram Paris e derrotaram a França.

De Gaulle fugiu para a Inglaterra, de onde enviava várias mensagens ao povo francês, para continuar a resistência. Em 6 de junho de 1944, quando os aliados desembarcaram na Normandia para libertar primeiro a França e depois a Europa, De Gaulle e seu exército estavam presentes. E ele os liderou vitoriosamente na libertação de Paris dez semanas depois. De Gaulle, então, formou um governo provisório francês, em que ele ocupou o cargo de presidente. Pouco tempo depois, em 1946, ele se aposentou. De Gaulle morreu em Colombey les Deux Églises em 9 de novembro de 1970.

* José Ricardo Smith é professor e numismático.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *