Moedas e Curiosidades: “Big Mac” – Por @SMITHJUDOTEAM

Por José Ricardo Smith

Para aumentar a minha coleção tive uma difícil missão, comer cinco sanduíches “Big Mac”. Todo esse delicioso sacrifício foi para adquirir as moedas comemorativas dos 50 anos do “Big Mac” – Flores Poderosas, Arte Pop, Formas Abstratas Ousadas, Tecnologia de Vanguarda e Evolução da Comunicação – as Mac moedas não tem valor monetário e só é resgatável por um “Big Mac” gratuito nos restaurantes McDonald’s participantes até 2018.

A McDonald’s Corporation é a maior cadeia mundial de restaurantes de “Fast Food” de hambúrguer, servindo cerca de 68 milhões de clientes por dia em 119 países. Com sede nos Estados Unidos, a empresa começou em 1940 como uma churrascaria operada por Richard e Maurice McDonald. Em 1948, eles reorganizaram seus negócios como uma hamburgueria que usava os princípios de uma linha de produção. O empresário Ray Kroc ingressou na empresa como franquiado em 1955. Em seguida, ele comprou a cadeia de restaurantes dos irmãos McDonald e expandiu a rede no mundo.

A receita da McDonald’s Corporation vem do aluguel, royalties e honorários pagos pelos franqueados, bem como das vendas em restaurantes operados pela empresa. Em 2012, a corporação teve uma receita anual de 27,5 bilhões de dólares e lucro de 5,5 bilhões. De acordo com um relatório de 2012 da BBc, o McDonald’s é o segundo maior empregador privado do mundo, atrás apenas do Walmart.

O McDonald’s vende principalmente hambúrgueres, cheeseburguers, frango, batata frita, itens de café, refrigerantes, milk shakes e sobremesas. Em resposta à evolução dos gostos dos consumidores, a empresa ampliou o seu menu para incluir saladas, peixes, wraps, smoothies e frutas.

O primeiro restaurante da McDonald’s no Brasil foi inaugurado em 1979, em Copacabana, no Rio de Janeiro. É uma das melhores empresas para trabalhar no Brasil e um dos maiores empregadores de jovens no país, o McDonald’s reforça seu compromisso com a segurança e saúde do trabalhador e anunciou o apoio ao movimento “Abril Verde”, uma iniciativa que ressalta a discussão sobre a segurança e a saúde no ambiente de trabalho.

O sanduíche “Big Mac” – 2 carnes, alface, queijo, molho especial, cebola e picles em um pão de gergelim – foi criado por um franqueado americano Jim Delligatti, no estado da Pensilvânia, para atrair o público adulto para o restaurante. Ninguém iria imaginar que este sanduíche acabaria sendo o carro-chefe da rede desde então, vendendo cerca de 1,5 milhão da “Big Macs” por dia em todo o mundo.

No ano de 2018 em comemoração aos 50 anos do “Big Mac”, o McDonald’s lançou cerca de 6 milhões de moedas “Mac Coins” em restaurantes de 57 países, inclusive o Brasil. São cinco moedas diferentes, cada um referente a uma década de vida do famoso sanduíche. Elas foram distribuídas aos consumidores que pediram uma oferta do “Big Mac” em mais de 900 restaurantes da rede no país.

* José Ricardo Smith é professor e numismático.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *