Moedas e Curiosidades: “Bond, James Bond”– Por @SMITHJUDOTEAM

Por José Ricardo Smith

Agora sim adquiri um item muito desejável na minha coleção, uma moeda inglesa não circulável e feita de cuproníquel, que homenageia o maior agente secreto do mundo, James Bond – 007.

James Bond, também conhecido pelo código 007, é um agente fictício do serviço de espionagem britânico MI-6, CRIADO PELO ESCRITOR Ian Fleming em 1953.

Ian Fleming tirou o nome “James Bond” do autor de um livro predileto de sua esposa sobre ornitologia, “Birds of the West Indies”, e escreveu doze livros e dois contos sobre ele, antes de morrer, em 1964.

O personagem foi apresentado ao público em livros de bolso na década de 1950, com o romance “Cassino Royale”, tornando-se um sucesso de venda e popularidade entre os britânicos e, logo depois os países de língua inglesa.

Abaixo temos algumas das curiosidades da saga desse charmoso e bravo agente:

•Champanhe – mesmo tendo ficado conhecido como um bebedor de Vodka Martini, o agente 007 parece preferir um espumante, bebida que aparece em 21 de seus 24 filmes. E ele não bebe pouco, Bond consome um drink a cada 10 minutos e 53 segundos.
•Licença para matar – ao longo dos 130 minutos de “007 contra GoldenEye”, o sangue jorra solto na tela. O saldo final é de 47 mortos, fazendo desse filme o mais mortal da franquia.
•As seis caras de 007 – ao todo, seis atores interpretaram o agente. Roger Moore é quem passou mais tempo no papel, com 4.348 dias de atuação, totalizando 7 filmes. Entretanto, a próxima película do espião, levará Daniel Craig a ultrapassar Roger Moore, totalizando 4.729 dias na pele de James Bond.
•Dinheiro no bolso – o filme “Operação Skyfall” é o grande sucesso da franquia em ermos financeiros. Ele não só teve a maior bilheteria entre todos os filmes, com mais de US$ 1 bilhão, como também foi o mais rentável. Os lucros da produção chegaram a US$ 910 milhões.
•O espião que amava – o agente 007 já se envolveu em 58 relacionamentos. Se ele tem sorte no amor, as mulheres que são atraídas por ele nem tanto, 16 delas morreram nos filmes após se envolverem com ele.
•Pistola dourada – James Bond usou um total de 72 armas ao longo de todos os filmes. A mais popular é a Walter PPK (agente inglês com arma alemã?!), que aparece em 22 produções.
•Tecnologia – o espião mais conhecido do mundo é também um fanático por tecnologia. Ele usou 156 aparelhos eletrônicos ao longo da carreira. O relógio de pulso modificado é sem dúvida o preferido dele, aparecendo em vários momentos durante a série.

* José Ricardo Smith é professor e numismático.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *