Moedas e Curiosidades – “Generalísimo y Caudillo de España” – Por @SMITHJUDOTEAM

Por José Ricardo Smith

Tenho em minha coleção um interessante set de moedas espanholas, uma de prata 800, uma de níquel, quatro de cupro-níquel e uma de bronze-alumínio, e todas elas homenageiam o “Generalísimo” Francisco Franco “Caudillo” de España.

Francisco Franco Bahamonde (1892-1975), mais conhecido como “Generalísimo” Franco (também era chamado de “Caudillo”= líder), foi um militar de carreira e ditador da Espanha de 1936 a 1973. O apelido “Caudillo” foi um título espanhol adotado por Franco para se igualar aos termos: Führer alemão e Duce italiano, que eram seus principais apoiadores na guerra civil espanhola.

Em 1936 começou uma revolta militar na Espanha contra o governo, que tinha tendência socialista. Essa revolta evolui para uma guerra civil que só terminou em 1939, às vésperas da Segunda Guerra Mundial.

A Espanha, entre 1936 e 1939 tornou-se uma espécie de laboratório para a Segunda Guerra Mundial. Isso porque do mesmo modo que a esquerda espanhola recebeu apoio militar da União Soviética e de comunistas de todas as partes do mundo, os militares e nacionalistas receberam apoio do fascismo italiano e do nazismo alemão durante a guerra civil. A aproximação de Franco com os regimes totalitários nacionalistas durante esse período configurou uma escolha perigosa, tal como a de Getúlio Vargas no início do Estado Novo (1937-1945), no contexto brasileiro.

“Generalísimo” Franco

Com a vitória de Franco sobre a esquerda e o fim da guerra civil, em 1° de abril de 1939, Franco assumiu na condição de chefe de Estado e Governo da Espanha. Após 1945, Franco criou o “franquismo” para permanecer no poder. O “franquismo” consistiu na condução de um processo de transição democrática da Espanha, controlada pela própria cúpula que ascendeu ao poder com Franco.Essa transição pautou-se em algumas escolhas decisivas, como:

• Restauração do regime monárquico, com Juan Carlos, neto de Afonso XIII, como rei;
• Modernização econômica e social;
• Expansão de um regime educacional flexível e com certa abertura cultural, até então freada nas administrações anteriores;


Essas características, somadas à personalidade cultuada de Franco, tornaram o “franquismo” longevo. Em 1973, já idoso, Franco passou o poder ao político Luis Carrero Blanco, que foi assassinado no mesmo ano por membros do grupo terrorista ETA (Pátria Basca e Liberdade). Esse fato desencadeou o início da desintegração do “franquismo”. Franco faleceu dois anos mais tarde de insuficiência cardíaca, em 20 de novembro de 1975.

* José Ricardo Smith é professor e numismático.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *