Moedas e Curiosidades: “Governo do Povo, pelo Povo e para o Povo” – Por @SMITHJUDOTEAM

Por José Ricardo Smith

Os Estados Unidos da América têm uma política monetária interessante para homenagear seus lideres, as cédulas e moedas com mais baixo valor tem seus presidentes mais importantes, para que toda a população tenha a possibilidade de conhecê-los melhor, as moedas de 1 centavo de dólar têm a imagem do 16° presidente, e tenho várias dessas moedas em minha coleção.

Filho de um pioneiro do Kentucky, Lincoln era autodidata. Perdeu seu pai com a idade de oito anos e com dez a mãe, o que denota uma infância de muito trabalho e dificuldades, na qual o futuro presidente teria de lutar para conseguir se sustentar, e ao mesmo tempo conquistar uma educação formal.

Lincoln teve vários empregos, foi lenhador, trabalhou numa serraria, foi barqueiro, balconista e chefe dos correios. Nas horas vagas se dedicava à leitura de livros, que pedia aos amigos e vizinhos.

Filiado ao partido conservador (Whig), entre 1834 e 1840, foi eleito quatro vezes para a assembléia estadual, onde defendeu grandes projetos para a construção de ferrovias, rodovias e canais. Em 1836, foi aprovado no exame para o curso de direito. Depois de formado, tornou-se um advogado muito popular, defendendo as causas dos pobres e humildes.

A oratória brilhante de Lincoln nos debates, Lincoln – Douglas o fizeram famoso nacionalmente, o recém-formado Partido Republicano o escolheu para concorrer contra Douglas nas eleições para o senado americano em 1858. Embora tenha perdido, em 1860 os republicanos o escolheram como candidato à presidente. E Lincoln foi eleito.

Em 4 de fevereiro de 1861, pouco depois de ele assumir o cargo de presidente, os onze estados sulistas – Alabama, Arkansas, Flórida, Geórgia, Louisiana, Carolina do Norte, Mississipi, Carolina do Sul, Texas, Tennessee e Virgínia – se separaram da União e formaram os Estados Confederados da América. Lincoln então, decidiu ir à guerra para tentar restaurar a União. Era o início da Guerra Civil Americana (1861 – 1865), ou Guerra de Secessão, um conflito que colocava em choque pontos de vista bem diferentes. Enquanto o Norte desenvolvia uma rica burguesia industrial, o Sul era comandado pela aristocracia rural, com propriedades agrárias sustentadas pelo trabalho escravo.

No dia 3 de julho de 1863, iniciou-se a batalha de Gettysburg, a mais importante batalha que deu a vitória ao Norte. A partir de então, Lincoln decretou o fim da escravidão em todo o país, foi reeleito presidente em 1864, e pronunciou o célebre discurso sobre a definição de democracia: “o governo do povo, pelo povo e para o povo, jamais desaparecerá da face da terra. ”

Numa sexta-feira, 14 de abril de 1865, Lincoln foi assassinado no Teatro Ford em Washington, por John Wilkes Booth, um ator simpático à causa dos Estados Confederados.

* José Ricardo Smith é professor e numismático.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *