Moedas e Curiosidades – “In Hoc Signo Vinces” – Por @SMITHJUDOTEAM

Por José Ricardo Smith

Outra linda e especial moeda da minha coleção, é o Follis de bronze, moeda de baixo valor que circulava em todo o império romano, feita em homenagem ao imperador romano Constantino I, que fez uma grande contribuição na fé cristã, muito embora ele tenha se convertido ao Cristianismo somente perto de sua morte, talvez para conseguir a absolvição dos seus pecados, pois foi pagão a vida toda.

Flavius Valerius Aurelius Constantinus (272 – 337 d.C.), conhecido como Constantino I ou Constantino “o Grande”, tornou-se imperador romano no ano de 306 d.C., após a morte de seu pai Constâncio Cloro. Ele assumiu o poder num momento de grande agitação interna e encontrou um império decadente, do qual até mesmo algumas regiões da Itália queriam se desligar do império.

Constantino teve papel importantíssimo no início do Cristianismo. Isso por que a partir de 313 d.C., a fé cristã passou a ser aceita e até mesmo incentivada pelos romanos. Mas não era assim no início do Cristianismo, na verdade durante certo período, a fé cristã foi até tolerada pelos romanos, mas com o tempo ela começou a se expandir muito rapidamente, e passou a ser vista como uma perigosa ameaça. Por isso, os imperadores romanos começaram a perseguir os cristãos. Nessa época era comum o lamentável espetáculo de cristãos serem atirados aos leões no Coliseu de Roma, para divertimento das multidões.

A situação começou a mudar com Constantino, a tradição conta que ao marchar sobre Roma para disputar o império com seu rival Maxêncio, na Batalha de Ponte Milvia em 28 de outubro de 312 d.C., Constantino viu surgir no céu uma cruz flamejante, com a inscrição “In Hoc Signo Vinces” (sob este sinal vencerás). Trocando a águia de seus emblemas pelo símbolo cristão, Constantino lançou-se à batalha, obteve a vitória e ganhou a supremacia sobre o império

Um dos símbolos mais comuns da arte cristã é o “Chi Rho”, que consiste precisamente, na sobreposição das letras gregas Χ (Chi) e Ρ (Rho), as duas primeiras do nome de Cristo em grego, ΧΡІΣΤΟΣ.

Em 313 d.C., Constantino I, publicou o Édipo de Tolerância ou Édipo de Milão, através do qual o Cristianismo é reconhecido como uma religião do império romano, e concede liberdade religiosa aos cristãos. A Igreja pode possuir bens e receber donativos e legado.

Ao contrário de seu filho Constantino, sua mãe Helena quis ser batizada e assumiu a fé cristã. Helena, ao longo de sua vida mostrou um grande fervor. Este fervor aparecia em grandes obras assistenciais e na construção de várias igrejas em lugares santos. Existe ainda uma lenda cristã, que teria sido Helena quem descobriu o local de crucificação de Jesus Cristo, tendo sido lá erguida a Basílica do Santo Sepulcro.

* José Ricardo Smith é professor e numismático.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *