Moedas e Curiosidades: “Malvinas ou Falklands?” – Por @SMITHJUDOTEAM

Por José Ricardo Smith

No dia 02 de abril de 2012 a Argentina decidiu homenagear os trinta anos da recuperação das ilhas Malvinas, Geórgia e Sandwich do Sul do domínio colonial inglês, e lançou uma moeda bimetálica, com valor facial de 2 Pesos, com 7,2g de peso e 17mm de diâmetro.

As ilhas Malvinas, Geórgia do Sul e Sandwich do Sul, são três arquipélagos situados no Oceano Atlântico, perto da costa da Argentina, que constituem um domínio colonial britânico desde 1833. Não obstante, desde a sua ocupação em 1690 foram motivos de conflito entre o Reino Unido, França e Espanha, e depois entre o Reino Unido e a Argentina.

Em 1965 a Argentina conseguiu que a ONU aprovasse a resolução 2065, qualificando a disputa como um problema colonial e convocando as partes para negociar uma solução, não obstante, as negociações não chegaram a uma decisão. Em 2 de abril de 1982 a Argentina invadiu as ilhas Malvinas, Geórgia e Sandwich do Sul dando inicio ao conflito pela posse das 3 ilhas com a Inglaterra.

Como toda guerra, a das Malvinas também teve uma parte obscura e secreta:

1. ARMAS NUCLEARES – os britânicos tinham 4 submarinos nucleares no Atlântico Sul, mas os ingleses negaram que eles estivessem com armas nucleares. O parlamento inglês decretou que todos os registros da guerra das Malvinas permanecessem secretos por 100 anos, enquanto o normal seriam 50 anos.
2. COMANDO SAS – os argentinos acreditavam que as forças do comando SAS britânico, invadissem o continente para ações de sabotagem. O presidente brasileiro na época, general João Baptista Figueiredo, em reunião com o presidente americano Ronald Reagan, alertou das graves consequências se os ingleses invadissem o continente sul-americano, pois poderia gerar um sentimento de revolta que transcenderia o território argentino.
3. VÔOS MISTERIOSOS – entre maio e junho de 1982 aconteceram alguns vôos suspeitos de aeronaves argentinas, que em rota de ida e volta até a Líbia do ditador Kadafi, pousaram em Recife para abastecer. Parece que Kadafi teria entregado armas de todo tipo junto com os temíveis mísseis Exocets.

As relações diplomáticas entre britânicos e argentinos ficaram suspensas e só foram reatadas em 1990. Mesmo assim, ainda existe um clima pouco amigável entre as duas nações.

Em fevereiro de 2012, 30 anos após o conflito, o governo argentino solicitou a reabertura do caso para negociações. O governo britânico recusou prontamente, causando novamente um mal-estar nas relações diplomáticas entre os dois países.

* José Ricardo Smith é professor e numismático.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *