Moedas e Curiosidades – “O Caminho das Índias” – Por @SMITHJUDOTEAM

Por José Ricardo Smith

Outro lindo item da minha coleção são as três moedas de prata 916,6 portuguesa, que homenageiam o 4° Centenário da Descoberta do Caminho Marítimo para a Índia, feita pelo navegador Vasco da Gama. São moedas com valores faciais de: 200 réis (2 tostões), 500 réis (5 tostões) e 1.000 réis (10 tostões).

A descoberta do caminho marítimo para a Índia é a designação comum para a primeira viagem realizada da Europa à Índia pelo Oceano Atlântico, feita sob o comando do navegador português Vasco da Gama durante o reinado do rei D. Manuel I, entre 1497 e 1498 uma das mais notáveis viagens da Era dos Descobrimentos, que consolidou a presença marítima e o domínio das rotas comerciais pelos portugueses.

Um dos fatores que mais contribuiu para que Portugal e Espanha descobrissem o caminho para as Índias, foi a expansão desenfreada e os interesses mercantilistas dos dois países.

Tentando encontrar um caminho que levasse rapidamente às especiarias indianas, as expedições lusas avançaram milhas e milhas na direção sul da costa africana. Pontos cada vez mais distantes foram atingidos como os Açores, Madeira e Cabo Verde.

Entretanto, outros navegadores também tentaram descobrir atalhos que os levassem às Índias. Bartolomeu Dias, em 1488, chegou ao Cabo da Boa Esperança, que ficava no extremo sul do continente africano. Isso demonstrava que existia uma passagem para o Oceano Índico.

Dez anos depois, Vasco da Gama encontrou de forma definitiva o caminho que levava às Índias. Em 1500, data do descobrimento do Brasil, uma esquadra comandada por Pedro Álvares Cabral partiu com o objetivo de fazer comércio em larga escala com o Oriente. Acabaram atingindo o litoral de um novo continente, a América, quando avistaram terra na costa do que mais tarde seria o Brasil.

Ao conquistar o périplo (viagem de circum-navegação em torno de um país ou de um continente) africano, os portugueses prosperaram e as novas descobertas aumentavam os conhecimentos técnicos e geográficos sobre a navegação.

• 1418 – 1432: Portugueses ocupam o arquipélago dos Açores e introduzem os sistemas de Capitanias Hereditárias.
• 1434: Gil Eanes consegue “dobrar” o Cabo Bojador.
• 1444: Descoberto o arquipélago de Cabo Verde.
• 1482: Diogo Cão atinge o rio Zaire.
• 1486: Organização de expedição para o Oceano Índico comandada por Bartolomeu Dias.
• 1498: Vasco da Gama descobre o caminho para às Índias avistando Calicute no oeste da Índia.
• 1500: Pedro Álvares Cabral descobre o Brasil.

* José Ricardo Smith é professor e numismático.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *