Moedas e Curiosidades: “O Centro do Universo” – Por @SMITHJUDOTEAM

Por José Ricardo Smith

A Alemanha tem uma política numismática muito interessante, pois sempre estão fazendo moedas e cédulas para homenagear eventos e personalidades, uma dessas é a moeda dos 500 anos do nascimento de Nicolau Copérnico, feita de prata 625 com valor facial de 5 Marcos, 29mm de diâmetro e 11,2g de peso, e na minha coleção tenho duas moedas do Nicolau Copérnico e seu Sistema Heliocêntrico.

Nicolau Copérnico é considerado o pai da astronomia moderna, nasceu em Tourum, na Polônia, em 19 de fevereiro de 1473. Copérnico era monge, matemático e astrônomo. É o autor da Teoria Heliocêntrica, segundo a qual o Sol é o centro do Universo.

Os filósofos do século XV aceitavam a Teoria Geocêntrica como verdadeira. Esse sistema cosmológico afirmava (corretamente) que a Terra era esférica, e também afirmava (erradamente) que a Terra estaria parada no centro do Universo.

Até então, a Igreja Católica – que controlava o poder religioso, político e econômico na Idade Média – adotava a Teoria Geocêntrica como correta, pois essa teoria tinha como base os estudos de Aristóteles e foi elaborada por Cláudio Ptolomeu, um astrônomo e geógrafo do século II, embora a esfericidade da Terra estivesse em aparente contradição com interpretações literais de algumas passagens bíblicas. .

Em sua obra “De Revolutionibus Orbium Coelestium” (do latim – Das Revoluções dos Corpos Celestes), Copérnico afirmava que a Terra não está fixa no centro do Universo, e sim girando em uma órbita circular ao redor do Sol, assim como os demais planetas.

Os estudos de Copérnico demoraram 30 anos para serem publicados, e sua prudência era justificada pelas constantes condenações da Igreja Católica a quem questionasse suas doutrinas oficiais. Em geral, as condenações resultavam em morte sob a acusação de heresia pela Santa Inquisição.

Os questionamentos à teoria que colocava a Terra no centro do Universo era um embate direto ao pensamento religioso. Isso tirou, além do planeta, o próprio homem do centro do Universo.

Entre os principais dogmas da Igreja Católica esta a de que o homem é feito à imagem e semelhança de Deus, estando, portanto no centro do Universo.

Os historiadores não têm consenso se Copérnico conseguiu ver o primeiro volume da sua obra. A impressão ocorreu no ano de sua morte, em 24 de maio de 1543.

* José Ricardo Smith é professor e numismático.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *