Moedas e Curiosidades: “O dinheiro não fede” – Por @SMITHJUDOTEAM

Por José Ricardo Smith

Outro interessante item da minha coleção é um “As” de cobre com o rosto do imperador romano Vespasiano, o imperador que começou a construção do mais famoso símbolo do Império Romano: o Coliseu. Mas um fato curioso de sua administração foi que para aumentar a arrecadação do estado, resolveu taxa a urina humana!

A frase “Pecunia non olet” – significando que “o dinheiro não fede” ou “o dinheiro não está contaminado” – é uma famosa frase atribuída ao imperador romano Tito Flávio Vespasiano. O significado por trás das palavras é bastante simples: não importa como você conseguiu o seu dinheiro, porque tudo tem o mesmo valor.

O suicídio do imperador Nero em 68 d.C. trouxe um final abrupto da dinastia Júlio-Claudiana, que reinava desde Augusto, o homem que transformou Roma de república em império. Sem filhos sobreviventes ou herdeiros designados, o falecimento de Nero causou um vácuo de poder. Sem surpresa, proeminentes políticos e generais romanos aproveitaram-se da situação, lutando pelo trono imperial.

Entre os anos de 68-69 d.C., conhecidos como o “Ano dos Quatro Imperadores”, Roma viu quatro romanos poderosos reivindicarem o titulo de imperador. Isso resultou em uma guerra civil com quatro homens governando em curta sucessão: Galba, Otho, Vitélio e Vespasiano.

Ao contrário dos imperadores anteriores, Vespasiano não era de uma família nobre. Em vez disso, ele entrou no serviço militar e subiu nas fileiras em grande parte por seu próprio mérito. Mas independente de seu humilde começo, Vespasiano tinha um grande problema, o tesouro imperial estava praticamente esgotado pela guerra e pelos gastos excessivos de Nero.

Um item peculiar que Vespasiano decidiu taxar, foi a urina humana coletada em banheiros públicos. Como se constata, a urina humana tinha muitos usos na Roma Antiga. Para começar era amplamente utilizada para lavar roupas. Isso ocorre porque a urina continha uréia, que depois de 24 horas, transforma-se em amônia. A amônia por sua vez, é excelente na remoção de sujeira e gordura das roupas romanas, deixando as cores mais claras e brilhantes.

Enquanto o imposto da urina ajudou Vespasiano a equilibrar os cofres romanos, algumas pessoas eram contra a ideia. O mais famoso era o filho mais velho de Vespasiano e futuro imperador Tito, que expressou abertamente seu desgosto, foi então que seu pai lhe pediu para cheirar um monte de moedas e dizer se fedia. Quando Tito respondeu negativamente, Vespasiano brincou: “no entanto, vem da urina”.

Desde aquela época, a frase foi usada para promover a ideia de que o valor do dinheiro não é marcado pela sua origem. Mas, apesar das origens humorísticas desse termo, não podemos dizer que o imposto de Vespasiano não funcionou. De acordo com registros históricos, diz-se que Vespasiano deixou o tesouro romano cheio de dinheiro para os seus herdeiros.

* José Ricardo Smith é professor e numismático.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *