Moedas e Curiosidades – “Revolução Constitucionalista de 1932” – Por @SMITHJUDOTEAM

Por José Ricardo Smith

Outro item repleto de história da minha coleção de moedas, são essas três moedas de cupro-níquel e data MCMI (1901 – essa foi a única vez que se utilizou algarismos romanos, para datar uma moeda brasileira), com o carimbo da “Campanha do Ouro” da “Revolução Constitucionalista de 1932 em São Paulo.

Em 1930, uma revolução derrubara o governo dos grandes latifundiários de Minas Gerais e São Paulo (política do Café com Leite 1898-1930). Getúlio Vargas assumiu a presidência do Brasil em caráter provisório, mas com plenos poderes. Do Congresso Nacional às Câmaras Municipais, todas as instituições legislativas foram fechadas, e os governadores dos estados, foram depostos e substituídos por interventores.

A política centralizadora de Vargas desagradou as oligarquias estaduais, especialmente as de São Paulo, o estado economicamente mais importante da nação. A visível perda de espaço político, sofrida pelos paulistas, impulsionou a organização de novos meios de se recolocar nesse cenário político controlado pelo governo Vargas.

O clima de hostilidades entre os paulistas e Getúlio Vargas aumentou com a nomeação do tenente João Alberto Lins de Barros, ex-participante da Coluna Prestes, como novo governador de São Paulo.

Um grande comício realizado em 23 de maio de 1932, reivindicando uma nova constituição para o Brasil, terminou em conflito armado e quatro estudantes morreram: Martins, Miragaia, Dráuzio e Camargo, dando origem ao grande símbolo da revolução: a sigla MMDC. Essas mortes foram o estopim para dar início, em 9 de julho de 1932, à maior guerra civil da história brasileira.

A 14 de julho, o governador de São Paulo Pedro de Toledo, decreta a criação de um bônus de guerra que desempenhe as funções de moeda. Para lastreá-la foi lançada a campanha “Doe ouro para o bem de São Paulo”, centralizada pela associação comercial em conjunto com os bancos. Cria-se a marca – um carimbo com capacete e a legenda “1932 C. O.” (1932 Campanha do Ouro) – que ficou conhecido como o “Carimbo da Campanha do Ouro”.

Em outubro de 1932, após três meses de luta, os paulistas se renderam. Cerca de três mil brasileiros morreram em combates e mais de cinco mil ficaram feridos durante a revolução.

Embora derrotados, os paulistas conseguiram alcançar alguns objetivos. Entre eles, a Constituição que acabou sendo promulgada em julho de 1934, trazendo alguns avanços democráticos e sociais para o país.

* José Ricardo Smith é professor e numismático.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *