Moedas e Curiosidades – “Rômulo e Remo” – Por @SMITHJUDOTEAM

Por José Ricardo Smith

Tenho em minha coleção dois interessantes itens do Império Romano, as moedas que Constantino I (272 – 337 d.C.) fez para homenagear os gêmeos Rômulo e Remo. São dois pequenos Follis de bronze que tem gravado a imagem da loba alimentando os gêmeos.

Segundo a mitologia romana, Rômulo e Remo são dois irmãos gêmeos, um dos quais, Rômulo, foi o fundador da cidade de Roma e seu primeiro rei.

Conta a lenda que Rômulo e Remo eram filhos do deus grego Ares ou Marte, seu nome latino e da mortal Reia Sílvia (ou Rhea Sílvia), filha de Numitor, rei de Alba Longa.

Amúlio, irmão do rei Numitor, deu um golpe de estado e apoderou-se da coroa e fez de Numitor seu prisioneiro. Reia Sílvia foi confinada à castidade, para que Numitor não viesse a ter descendência. Entretanto, Marte desposou Reia que deu a luz aos gêmeos Rômulo e Remo. Amúlio, rei tirano, ao saber do nascimento das crianças as jogou no rio Tibre. A correnteza os arremessou à margem do rio e foram encontrados por uma loba, que os amamentou e cuidou deles, até que foram encontrados pelo pastor Fáustulo, que junto com sua esposa Aca Laurêntia os criou como filhos.

Quando Remo se tornou adulto, se indispôs com pastores vizinhos, estes o prenderam e o levaram à presença do rei Amúlio, que o aprisionou numa cela.

Fáustulo revelou a Rômulo as circunstâncias de seu nascimento, este foi ao palácio e matou Amúlio, libertou seu irmão Remo e seu avô Numitor. Numitor recompensou os netos dando-lhes o direito de fundar uma cidade junto ao rio Tibre.

A lenda também nos conta como Rômulo matou Remo. Perto da desembocadura do rio Tibre havia sete colinas: os montes Aventino, Célio, Capitólio, Esquilino, Paladino, Quirinal e Viminal. Rômulo e Remo discutiram sobre o lugar onde fundar a cidade e decidiram consultar o vôo das aves, da maneira etrusca. Rômulo viu doze urubus voando sobre o Paladino, enquanto Remo viu seis na outra colina. Então Rômulo, para delimitar a nova cidade, traçou um enquadramento com um arado no alto do monte Paladino e jurou que mataria que ousasse cruzá-lo. Remo desobedeceu e cruzou a linha com desprezo, por isso seu irmão o matou e ficou como o único e primeiro rei de Roma. Esse fato teria acontecido no ano 754 a. C., segundo a versão da história oficial da Roma antiga.

* José Ricardo Smith é professor e numismático.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *