Moedas e Curiosidades: “Trio AXÉ” – Por @SMITHJUDOTEAM

Por José Ricardo Smith

No ano de 1988, durante o governo do presidente José Sarney, comemorou-se o centenário da abolição da escravatura no Brasil, e para homenagear esta importante data foram lançadas três moedas de aço inox de 100 cruzados que representavam: o Homem Negro, a Mulher Negra e a Criança Negra – o Trio AXÉ – com 31mm de diâmetro e 9,95g de peso cada, e eu consegui para a minha coleção as moedas “Prova” (moedas feitas para testar o metal e os instrumentos, não destinadas à circulação):

A escravatura foi uma prática comum no Brasil desde o período colonial até ao fim do Império. A maior parte dos escravos era proveniente do continente africano, mas uma parte da população indígena brasileira também foi escravizada. Os escravos eram usados para todo tipo de trabalho, desde os domésticos passando pela agricultura, mineração e pecuária.

Durante todo o século XVIII, mas principalmente a partir da década de 1870 os escravos organizaram-se contra a escravidão. Entre as formas de resistência estão as fugas, que poderiam ser individuais ou coletivas.

Os escravos que conseguiam fugir abrigavam-se em quilombos, que na segunda metade do século XIX, se espalharam pelo país, sobretudo em regiões como Santos e Rio de Janeiro. Em um desses quilombos – o Quilombo do Leblon – surgiu o símbolo do movimento abolicionista – a Camélia Branca – que era cultivada pelos quilombolas devido sua rara beleza.

O processo de abolição da escravatura no Brasil foi gradual:

• Lei Eusébio de Queirós de 1850 – proibição do tráfico negreiro no Brasil
• Lei do Ventre Livre de 1871
• Lei dos Sexagenários de 1885
• Lei Áurea de 1888

Os abolicionistas chegaram até a convocar a população às armas para defender a causa abolicionista, e no começo de 1888, parte dos grupos políticos que defendiam a escravidão acabaram aderindo à causa abolicionista. O projeto pela abolição foi proposto pelo político do Partido Conservador João Alfredo, e após ser aprovada pelo Senado, foi levada para a regente do Brasil, a princesa Isabel assinasse a Lei Áurea em 13 de maio de 1888.

O Brasil foi o último país do continente americano a abolir a escravidão. Uma vez abolida a escravidão no país, o negro liberto, não recebeu nenhum tipo de auxílio do governo para que pudesse sobreviver, e com a falta de oportunidade – fruto do racismo – o quadro de desigualdades perpetuou-se em nosso país e gera reflexos até os dias atuais.

* José Ricardo Smith é professor e numismático.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *