Morre B.B. King e nasce a lenda B.B. King

download (2)

B.B. King, um dos “Guitar’s Heros” morreu na noite de ontem (14), em Las Vegas, aos 89 anos. Com ele parte uma parte da história do mbb-king (1)elhor da música, mas precisamente o Blues. O velho “BluesMan”, com a Lucille nas mãos, foi um gênio do estilo musical. Aquele negão emocionava.

Riley Ben King (“B. B.” em seu nome significava Blues Boy) foi considerado, ao lado de Eric Clapton e Jimi Hendrix, os melhores guitarristas do mundo pela revista norte-americana Rolling Stone. Ele ganhou 15 prémios Grammy em sua longa e brilhante carreira.
Com muita sensibilidade e talento, quase sobrenatural, B.B. King tirava poesia em forma de acordes das seis cordas de sua estimada guitarra Lucile. Dizem que “Ninguém consegue tocar280px-B._B._King blues honestamente de barriga cheia”. Ele conseguia. E sempre o fez com uma mágica maestria.

Assim como Mark Knopfler, Kurt Cobain, Tom Morello, John Frusciante, Joe Satriani, Keith Richards, Chuck Berry, Jimi Hendrix, Jimmy Page, Neil Young, David Gilmour, Eddie Van Halen, John Fogerty, Brian May, Eric Clapton, entre outros iluminados, B.B. King era um herói da guitarra, um menestrel!

Curiosidades

Uma das imagens de imagesmarca de King é chamar às suas guitarras o nome de “Lucille” – uma tradição que vem desde a década de 1950. No inverno de 1949, King se apresentou num salão de dança em Twist, no Arkansas. Com o intuito de aquecer o salão, acendeu-se um barril meio cheio de querosene no centro do salão, prática muito comum na época.

Durante a apresentação, dois homens começaram a brigar e entornaram o barril que imediatamente espalhou chamas por todo o lado. Durante a evacuação, já fora do estabelecimento, King apercebeu-se de que tinha deixado a sua guitarra de 30 dólares no edifício em chamas. Voltou a entrar no incêndio para reaver a sua Gibson acústica, escapando por um triz. Duas pessoas morreram nodownload (1) fogo. No dia seguinte, soube que os dois homens tinham começado a briga devido a uma mulher chamada Lucille.

A partir dessa altura, passou a designar as suas guitarras por esse nome, para “se lembrar de nunca mais fazer uma coisa daquelas.”

Quando foi perguntado a John Lennon sobre sua maior ambição, ele disse que era tocar guitarra como B.B. King.

BB King era considerado o mimages (1)elhor guitarrista do mundo por Jimi Hendrix.

O homem B.B. King morreu. Mas a lenda será eterna, pois sempre vai haver, “na madrugada, uma vitrola rolando um blues e tocando B.B. King sem parar”.

 

Elton Tavares

Fonte: Wikipédia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *