Morre Nelson Mandela, um herói da liberdade!


Ex-presidente da África do Sul, dono de um Prêmio Nobel da Paz e um dos homens mais respeitados do planeta, Nelson Mandela morreu aos 95 anos em Pretória, na África do Sul. Ele lutava contra um câncer desde 2001. 

Ele foi o maior símbolo de combate ao regime de segregação racial conhecido como Apartheid, que foi oficializado em 1948 na África do Sul e negava aos negros (maioria da população), mestiços e asiáticos (uma expressiva colônia de imigrantes) direitos políticos, sociais e econômicos. A luta contra a discriminação no país o levou há ficar 27 anos preso, acusado de traição, sabotagem e conspiração contra o governo em 1963. 

Condenado à prisão perpétua, Mandela foi libertado em 11 de fevereiro de 1990, aos 72 anos. Durante sua saída, o líder foi ovacionado por uma multidão que o aguardava do lado de fora do presídio.

Mandela defendeu o ideal de uma sociedade democrática e livre, na qual todas as pessoas convivam em harmonia e com oportunidades iguais. 

Frases: 

“Ninguém nasce odiando outra pessoa pela cor de sua pele, por sua origem ou ainda por sua religião. Para odiar, as pessoas precisam aprender, e se podem aprender a odiar, podem ser ensinadas a amar.”

“A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo.”

“Se você falar com um homem numa linguagem que ele compreende, isso entra na cabeça dele. Se você falar com ele em sua própria linguagem, você atinge seu coração.”

“Sonho com o dia em que todos levantar-se-ão e compreenderão que foram feitos para viverem como irmãos.”

“Não há nada como regressar a um lugar que está igual para descobrir o quanto a gente mudou.”

“Aprendi que a coragem não é a ausência do medo, mas o triunfo sobre ele. O homem corajoso não é aquele que não sente medo, mas o que conquista esse medo.”

“Bravo não é quem sente medo, é quem o vence.”

Nelson Mandela (1918-2013), que ontem virou o eterno ícone da liberdade e da igualdade.


Sou filho, neto e bisneto de negros, sou negão. E um dos mais importantes negros da história, senão o maior de todos, foi passear nas estrelas ontem (5). Sim, Nelson Mandela, o Madiba, foi importante demais, não somente para um povo ou uma raça, mas para a humanidade. 

Como não admirar e agradecer intimamente a um homem destes? Certamente, o líder sul-africano é um espírito iluminado, um exemplo para seguirmos, um homem do bem. Que siga com os anjos, pois o caminho de luz, ele abriu aqui. Valeu, Mandela!

Elton Tavares, com algumas informações do amigo Tãgaha Luz

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *