Morre Walter do Carmo, pioneiro do Amapá


Morreu, na noite de ontem (14), aos 84 anos, o ex-empreiteiro e pioneiro do Amapá, Walter Do Carmo. Ele foi vítima de complicações decorrentes de dois Acidentes Vasculais cerebrais (AVC’s). 

O senhor Walter do Carmo foi quem construiu a BR-156 e inúmeras obras que ajudaram no crescimento e desenvolvimento do estado do Amapá. Sobre ele, o respeitado professor e conhecedor da história amapaense, Nilson Montoril escreveu: 

O falecimento de um familiar, principalmente de genitores é um momento doloroso na vida de todos nós. Eu ainda era garoto quando conheci o senhor Walter Pereira do Carmo, homem arrojado, empreendedor, que participou em profundidade na construção do progresso do Amapá. Como um dos amigos de meu pai e membro do Rotary Clube de Macapá, sempre ia em casa para “jogar conversa fora”. Em tempo relativamente recente, ele congregou um grupo constituído por filhos dos fundadores do Aero Clube de Macapá tentando soerguê-lo e cobrar do governo uma indenização ainda hoje devida à instituição. Eu fiz parte da última diretoria e senti que o tempo estava minando a resistência do seu Walter. Ainda assim, ele lutava com tenacidade para alcançar seus objetivos. Foi amigo de muitos, mas poucos corresponderam ao verdadeiro sentido da amizade. Ele foi brevetado piloto pelo Aero Clube de Macapá, junto do Hamilton Silva”. 

É isso mesmo, a morte de um pai é sempre uma das, senão a pior, coisa que ocorre na vida de todos nós. Não conheci o Sr. Walter, mas conheço três dos seus oitos filhos: o Wank, o Walter Junior e a Márcia do Carmo. Essa última, uma amiga muito querida. 

O velório de Walter do Carmo ocorre na Capela Santa Maria, localizada na Rua Hamilton Silva, 1298, próximo da Avenida Presidente Vargas. A toda família, minhas sinceras condolências e que sua passagem seja boa e que ele siga seu caminho de luz.

Elton Tavares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *