Mostra de Artes Cândido Portinari


Nos dias 12 e 13 dezembro (quarta e quinta), o Centro de Educação Profissional em Artes Visuais Cândido Portinari realizará sua tradicional mostra artística-cultural, com novidades na programação.

Na ativa há mais de 40 anos, ofertando ensino de artes gratuito à população amapaense, a escola tem sólidas raízes no fomento da cultura da região. Agora transformado em centro profissional, nos dois dias de evento o público poderá entrar em contato com a produção realizada pelos estudantes.

As obras em exposição são resultado das modalidades de ensino ofertadas pelo Centro: Técnico em Artes Visuais, Serigrafia, Ilustrador, Artesão de Pintura em Tecidos e Pintor em Obras Imobiliárias, Teatro, Comunicação Visual, Artesanato e Design de Móveis.

A Mostra

Nesta edição de 2018 a Mostra de Artes Cândido Portinari contará com uma intensa programação. Além de mais de 100 obras artísticas realizadas pelos estudantes, o evento artístico-cultural traz como atividade de formação as oficinas de Mangá, Cartonageiro e Pintura com técnicas úmidas, além da mesa redonda com o tema de Artes Visuais no contexto da Economia Criativa e suas interações, na perspectiva de capacitar os discentes do Centro e trazer ao público um debate de relevância no campo das artes.

A programação cultural propõe uma diversidade de artistas locais, entre músicos (as), dançarinas (os) e poetas, para temperar a noite. Quem participa nessa edição é Jean Carmo, Poetas Azuis, Ágda Xavier, Pena e Pergaminho, Ozy Rodrigues, Jackson Amaral, Ari Pires e Rodrigo Teran e Anna Clara.

Pintor Ivam Amanajás será o artista homenageado nesta edição do evento — Foto: Centro de Artes Visuais Cândido Portinari/Divulgação

Artista homenageado

A cada edição a mostra homenageia um artista amapaense. Nesta lista já foram o pintor João de Deus, o escultor e ceramista Trokkal e o artista plástico Grimualdo Barbosa. Agora é a vez do pintor Ivam Amanajás.

Nascido no dia 06 de outubro de 1956 na cidade de Macapá, Ivam Amanajás começou suas atividades de forma autodidata, aos 13 anos, onde teve a oportunidade de participar de uma exposição no extinto Ginásio de Macapá, junto com artistas prestigiados, localmente. Hoje, aos 62 anos, continua produzindo diariamente, onde trabalha estilos como abstracionismo, realismo fantástico e paisagismo amazônico.

SERVIÇO:

O que? Mostra de Artes Cândido Portinari
Quando? 12 e 13 de dezembro, às 17h
Quanto? Gratuito
Onde? Centro de Artes Visuais Cândido Portinari: Av. Cônego Domingo Maltês, n 1976 – Buritizal. Entre Hildemar Maia e Santos Dumont.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *